Últimas Notícias

Dominic Thiem conquista o Rio Open de Tênis

Dominic Thiem, 8º colocado no ranking mundial e cabeça-de-chave número 2, venceu o espanhol Pablo Carreño Busta, cabeça 4 e 24º. na ATP, na final do Rio Open de Tênis, realizada no domingo (26), por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4, em 1h34min de jogo.

Foi o oitavo título de Thiem como profissional, o primeiro de um ATP 500 no saibro. Com a vitória o tenista da Áustria recebeu premiação de R$ 976.128, e vai somar 500 pontos no ranking.

Aos 23 anos, o austríaco já havia vencido um ATP 500, mas na quadra dura, em Acapulco-2016. O título no Rio Open é o primeiro dele nesta temporada. "Esse torneio é especial, estou muito feliz por vencer aqui. Foi uma honra jogar a final diante de Guga, um dos maiores campeões da história do tênis no saibro. Espero voltar no ano que vem, sem jogar um torneio antes ou depois, para curtir mais a cidade e o carnaval. Não tive tempo de fazer muitas coisas no Rio, mas vi o carnaval do hotel e foi impressionante a quantidade de pessoas nas ruas", disse o simpático jogador, que vestiu uma camisa de futebol do Brasil para receber o troféu criado pelo designer de jóias Antonio Bernardo, das mãos do ídolo Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo.

O tenista austríaco, que conquistou o primeiro troféu como profissional aos 21 anos - o ATP 250 de Nice-2015 -, entrou para o seleto grupo dos top 10 no ano passado, após conquistar quatro títulos e alcançar a semifinal de Roland Garros. Semifinalista do Rio Open-2016, Thiem já venceu nomes como do suíço Roger Federer e de Nadal, e busca alcançar objetivos mais altos na carreira. "Gostei como joguei esta semana, me sinto à vontade no saibro. Quero fazer uma boa temporada nos torneios de quadras rápidas, depois me manter assim na temporada europeia do saibro, e principalmente em Roland Garros" disse o jogador.

Thiem entrou na final contra Carreño Busta com a mesma firmeza dos outros jogos, mas encontrou um rival embalado pelo título da chave de duplas conquistado no dia anterior. O espanhol quebrou o saque do austríaco, abrindo 3 a 2, teve a chance de ampliar, mas o austríaco deu o troco e se manteve vivo. A partida, com longas trocas de bolas, seguiu equilibrada e Carreño Busta desperdiçou a chance de levá-la para o tiebreak. Com golpes fortes e precisos nos cantos, Thiem forçou erros do espanhol, quebrou o serviço dele de novo, e fechou o primeiro set por 7/5.

Carreño Busta não desanimou e seguiu incomodando Thiem no segundo set. Chegou a subir à rede algumas vezes com sucesso, mas a maior consistência do austríaco o fez abrir 4 a 2. O espanhol deu o troco e fez 4 a 4. Thiem confirmou seu saque e mostrou sua superioridade para fechar no 6/4 com mais uma quebra. O austríaco conquistou o título sem perder um set no torneio.

Mesmo derrotado na final, Carreño Busta comemorou a semana no Rio, com um título de duplas e o vice-campeonato nas simples. "Foi uma semana incrível. Provei que tenho nível para enfrentar os melhores tenistas do circuito. Estou vivendo meu melhor momento na carreira", disse o jogador de 25 anos, que tem dois troféus de simples no currículo, e disputou sua primeira decisão em um torneio ATP 500.

Foto: Fotojump


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar