Últimas Notícias

Grael/Kunze e Jorge Zarif conquistam o ouro na etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela

O Brasil começou bem na Copa do Mundo de Vela. Martine Grael/Kahna Kunze e Jorge Zarif venceram respectivamente as categorias 49erFX e Finn na etapa de Miami (USA), encerrada no domingo (29).

As campeãs olímpicas da classe 49er FX começaram com tudo a temporada 2017. Martine Grael e Kahena Kunze garantiram ainda sexta-feira (27) o título da etapa por antecipação. No sábado (28), as brasileiras confirmaram a boa fase ao vencer a regata da medalha. 

“Foi muito bom ganhar essa regata da medalha e terminar com o ouro mais uma vez”, disse Kahena, em entrevista para a Federação Internacional de Vela (World Sailing).

“As condições estavam difíceis, mas a gente não desaprendeu a velejar nesse período depois dos Jogos Olímpicos. A primeira volta da regata não foi tão boa, mas a gente conseguiu se recuperar”, acrescentou Martine.


As campeãs olímpicas encerraram a competição com 35 pontos perdidos, bem à frente das concorrentes mais próximas, as norueguesas Ragna Agerup e Maia Agerup, que ficaram com a prata, com 56 p.p. Este foi o segundo título da dupla em Miami (já haviam sido campeãs em 2013 e bronze em 2015) e a segunda medalha de ouro de Martine e Kahena em 2017. As duas já haviam conquistado no começo de janeiro o título do Mid Winters, também em Miami.

Jorge Zarif subiu no topo do pódio neste domingo, dia 29, na classe Finn. Foi o bicampeonato do atleta brasileiro no evento, em que tinha sido campeão em 2016, além de dois bronzes em 2013 e 2014. E foi o fecho dourado de uma semana irretocável para Zarif no City of Miami Regatta Park. O velejador não deu chances aos adversários. 

Já ao fim da primeira fase, não podia mais ser alcançado pelos rivais. Para sacramentar o ouro, bastava completar a regata de medalha, o que o brasileiro fez neste domingo em terceiro lugar. Com o resultado, encerrou a competição com 23 pontos perdidos, bem à frente do britânico Ben Cornish, segundo colocado com 51 p.p.

“Foi uma grande semana. É o começo do ciclo olímpico, então eu estava relaxado, com a cabeça tranquila, sem me preocupar muito com o resultado. Acho que posso tentar mais velejar correndo menos riscos, como fiz aqui. É um ponto que posso levar daqui para frente”, disse o velejador brasileiro, em entrevista para o canal da World Sailing no YouTube.

Outras duas regatas de medalha disputadas neste domingo tiveram presença de velejadores brasileiros. Na classe Laser, Bruno Fontes terminou a regata em décimo lugar, fechando sua participação também na décima colocação, com 161 pontos perdidos. Na 470 masculina, Henrique Haddad e Breno Abdulklech ficaram na décima posição na última prova e em nono na classificação geral (101 p.p.).  

Disputando sua segunda competição na classe 49er, Robert Scheidt, maior medalhista olímpico do esporte brasileiro, encerrou sua participação em Miami na sexta-feira. Ao lado de Gabriel Borges, ele ficou em 16º lugar, com 140 pontos perdidos. Na classe RS:X feminino, Bruna Martinelli acabou na 17ª colocação (182 p.p.)


A próxima grande competição para os velejadores brasileiros será a IV Copa Brasil de Vela, em Porto Alegre, de 5 a 11 de março. O evento será seletivo para formação da Equipe Brasileira de Vela em 2017.

Foto: World Sailing


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar