As disputas no Tiro com Arco foram realizadas em um dos maiores símbolos do Rio de Janeiro, a Marquês de Sapucaí. Com toda a Praça da Apoteose adaptada para receber as competições, os 128 atletas de 56 países diferentes miraram em busca das medalhas, que foram conquistadas por sete países diferentes, mas com um detalhe: a Coreia do Sul levou todos os ouros.
Masculino
Individual

Ouro para a Coreia do Sul, mas não com o favorito. Kim Woo-jin começou as disputas estabelecendo um novo recorde olímpico no ranqueamento mas foi surpreendido na segundo rodada e deu adeus ainda no início da competição. Ku Bon-chan então, puxou a responsabilidade para si, mas não teve vida fácil. Após duas rodadas iniciais tranquilas, passou por pouco pelas oitavas e precisou do tiro de desempate tanto nas quartas como na semi, quando enfrentou Brady Ellison. Na final não teve tantos problemas, assim como Ellison, que levou o bronze sem maiores dificuldades. Entre os brasileiros, Daniel Xavier e Marcus Vinicius não passaram por adversários melhor ranqueados na primeira rodada; Bernardo Oliveira surpreendeu, mas não foi além da segunda fase.
Equipes

Domínio absoluto da Coreia do Sul na disputa masculina por equipes, atropelando todos os adversários sem perder nenhum set. A Austrália levou o bronze ao bater a China, que havia deixado a então campeã olímpica Itália pelo caminho. O Brasil caiu logo na estreia.
Feminino
Individual

A Coreia do Sul tinha a oportunidade aqui de até mesmo levar as três medalhas, mas viu essa possibilidade ir por terra quando a principal jogadora foi eliminada nas oitavas de final. Assim sendo, com as outras duas sul-coreanas seguindo na competição e se enfrentando na semi, faltava definir quem seria a intrusa e, nesse caso, Lisa Unruh surpreendeu ao chegar a final, mas sem força suficiente para tirar o ouro de Chang. Ki ficou com o bronze ao bater a mexicana Alejandra Valencia, a algoz de sua compatriota nas oitavas. Entre as brasileiras, Marina Canetta e Sarah Nikitin não foram conseguiram vencer na estreia e Ana Marcelle dos Santos avançou até as oitavas, quando enfrentou uma adversária com um ranking melhor.
Equipes

Desde que existem as disputas por equipes femininas no Tiro com Arco sempre o ouro ficou com a Coreia do Sul. Pela oitava olimpíada seguida ninguém conseguiu atrapalhar a soberania sul-coreana nessa disputa. A Rússia até tentou, mas teve que se contentar com a prata. Em uma disputa equilibrada, Taipé ganhou o bronze. O Brasil foi eliminado na estreia, a exemplo do que aconteceu com a disputa masculina por equipes.
Foto: Reuters
0 Comentários