Últimas Notícias

Retrô Rio 2016 - Paralimpíadas (parte II)

O Brasil continuou sua busca pelo top 5 e teve um nome fundamental para isso: O nadador Daniel Dias conquistou nove medalhas (quatro de ouro, três de prata e duas de bronze) e se tornou o maior nadador paralímpico com 24 medalhas. Ele sozinho conquistou quase a metade das medalhas da natação brasileira (nove de dezenove no total) em um desempenho inesperado dos nadadores brasileiros, que viram Ucranianos e chineses dominarem a maioria das provas. Rio 2016 marcou a despedida do 'tubarão' Clodoaldo Silva, uma das principais lendas das paralimpíadas. A Natação viu incríveis 116 recordes mundiais serem quebrados nas piscinas do Centro olímpico.


No judô, o Brasil bateu na trave por quatro vezes na disputa do ouro e acabou tendo que ficar com a prata com Lucia Teixeira, Alana Maldonado, Williams Araújo e  Antônio Tenório, que conquistou sua sexta medalha paralímpica na sua sexta participação e aos 46 anos, cogitou disputar as paralimpíadas de Tóquio em 2020 aos 50 anos!

Stroh fez história no tênis de mesa paralímpico e por pouco não conquistou o ouro

Esportes como o tênis de mesa e o levantamento de peso tiveram resultados incríveis.  Evânio da silva conquistou a prata na categoria até 88kg. Levantamento de peso que viu Siamand Rahman (IRI) assombrar o mundo levantando 310kg, 80 kg a mais que o segundo colocado. No tênis de mesa, Israel Stroh conseguiu chegar até final, mas perdeu ficando com uma inédita prata. Bruna Costa foi bronze e as equipes masculina e feminina também conquistaram o bronze.


No paraciclismo o querido Alex Zanardi (ITA) conquistou mais três medalhas (duas de ouro e uma de prata) e se tornou o maior medalhista paralímpico no ciclismo. O Brasil também conquistou duas medalhas, com Lauro Chaman, que ganhou uma prata e um bronze. Infelizmente no ciclismo tivemos uma morte, de Bahman Golbarnezhad (IRI) que se chocou com uma pedra e acabou não resistindo.

Zanardi, ouro em carisma e simpatia

Hipismo e Paracanoagem foram os dois últimos esportes que deram medalhas ao Brasil com três bronzes. O Brasil, apesar do número de medalhas ser um recorde (setenta e duas) acabou tendo poucas medalhas de ouro (catorze, sete a menos do que em Londres), o que comprometeu a posição do Brasil no quadro de medalhas,ficando em oitavo lugar. A Cerimônia de encerramento celebrou a música nacional e encerrou o ciclo de grandes eventos no Brasil, deixando profundas saudades em todos que viveram esses dias de agitação olímpica e paralímpica.

  Ouro    Prata    Bronze
 China 107 81 51
 Grã Bretanha 64 39 44
 Ucrânia 41 37 39
 Estados Unidos 40 44 31
 Austrália 22 30 29
 Alemanha 18 25 14
 Holanda 17 19 26
 Brasil 14 29 29
 Itália 10 14 15
 Polônia 9 18 12


Fotos: Reuters, Márcio Rodrigues/MPIX/CPB

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar