Últimas Notícias

Clodoaldo Silva: "Quando vejo a evolução do esporte paralímpico, penso 'Caramba, eu colaborei com isso!' "

Clodoaldo Silva encerra 2016 com todas as homenagens possíveis por sua grande carreira nas piscinas. Com bem disse o presidente da CPB Andrew Parsons no prêmio Paralímpicos Rio 2016, Clodoaldo Silva merecia receber o prêmio Aldo Micolis pela sua carreira há tempos, mas ele estendeu sua carreira até 2016, só agora pode receber a honraria. E esse prêmio teve um sabor especial para Clodoaldo: "Primeira sensação é de muita alegria. Em qualquer segmento que a gente faça parte, quando a gente tem o trabalho reconhecido é algo fantástico e isso que aconteceu hoje aqui nessa premiação, é um reconhecimento de um trabalho que começou lá trás, quando o esporte paralímpico não tinha tanta visibilidade. E eu tive muita sorte, ganhei medalhas, eu sempre tive a oportunidade de passar uma mensagem de superação para toda uma sociedade e isso me deixou muito feliz " Disse Clodoaldo em Entrevista ao Surto Olímpico.

Clodoaldo encerou a carreira, como ele mesmo afirma, com 'chave de ouro' e se orgulha de ter conquistado tudo que queria na sua trajetória nas piscinas: Na Rio 2016, após acender a pira paralímpica, ganhar medalhas, (ter) uma despedida sensacional, eu olhei para trás, e pensei: 'O que falta fazer?' Não faltou nada!"

Na Rio 2016, Clodoaldo viveu o ápice de emoções na sua vida, tanto que ele não conseguiu destacar um momento apenas que mais o emocionou: "O acendimento da pira paralímpica, a medalha de prata ganha no revezamento foi um momento que todos os atletas foram às lágrimas, a minha despedida das piscinas, mas principalmente, toda vez que entrava no parque aquático, a torcida gritava o nome do Clodoaldo, do esporte paralímpico, foram emoções que me deixaram muito feliz."

Toda emoção valeu a pena o sacrifício de estender a carreira por mais quatro anos, pois Clodoaldo queria mesmo encerrar a carreira após as Paralimpíadas de Londres: "Eu queria encerrar a carreira em 2012, mas as paralimpíadas de 2016 seriam no meu país eu falei para mim mesmo, 'vou alongar mais quatro anos a minha carreira para finalizar em grande estilo'. E por mais que eu sonhasse com essa despedida em casa, eu nunca imaginei que seria tão bom como foi. Ás vezes eu penso, 'isso foi um sonho ou aconteceu?'. Quando comecei, o esporte paralímpico não era como é hoje, e poder ver hoje essa evolução, eu vejo e penso 'caramba eu colaborei com isso'. "

Para agora nova vida fora das piscinas, o falante e simpático Clodoaldo tem diversos projetos para pôr em prática já em 2017: Eu já trabalhava fazendo palestras motivacionais durante minha carreira, depois que parei esto fazendo mais palestras. Também quero que o meu instituto Clodoaldo silva para trabalhar com crianças e adolescentes com ou sem deficiência aqui no rio de Janeiro para ajudar essas crianças que vivem na invulnerabilidade social,Quero também fazer uma faculdade de comunicação social e trabalhar com jornalismo esportivo, para quem sabe ser comentarista ou apresentador esportivo. Até pensei que me aposentando da piscina eu teria uma vida fácil, mas parece que tô trabalhando muito mais do que quando era nadador (risos). Mas isso mostra que as pessoas com deficiência tem total capacidade de fazer o que quiser, se incluir na sociedade e ser exemplo para pessoas com ou sem deficiência."


Foto: André Durão/globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar