Últimas Notícias

Campeão olímpico de remo elogia capacitação de treinadores brasileiros após ministrar estágio internacional

Poucos meses após conquistar a medalha de prata para o remo australiano nos Jogos Rio 2016, o treinador Chris O'Brien voltou à Lagoa Rodrigo de Freitas, convidado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), para ministrar o Estágio Internacional da Academia Brasileira de Treinadores (ABT), que terminou nesta sexta-feira, dia 4. 

Durante a semana, 18 alunos trocaram experiências sobre temas variados envolvendo a modalidade, como técnicas de remo, identificação de talentos, desenvolvimento de atletas, estudos de caso, fisiologia, biomecânica e elaboração de planos de performance, entre outros assuntos. A ABT é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro, o departamento de Educação do COB.

Como treinador, Chris O'Brien conquistou o ouro olímpico em Atenas 2004 e Pequim 2008 e a prata em Londres 2012, além de repetir o feito no Rio de Janeiro este ano. O'Brien também possui outros resultados expressivos para o remo australiano e ocupou cargos de Diretor de Performance e Treinador Principal da Seleção Australiana de Remo nos mais de 20 anos em que integrou a equipe do país.

"Nós estamos em um ambiente de aprendizagem, com aulas práticas que me envolvem mais com os alunos do que somente as palestras teóricas. Acho fantástica essa iniciativa do COB. Os alunos são muito receptivos e ansiosos por aprender mais. Claro que temos algumas lacunas no conhecimento porque é uma turma variada, mas o que vimos nesta semana deu um melhor entendimento para preencher essas lacunas. Os alunos irão passar esses conhecimentos adiante, então esse curso não é algo somente de uma semana. É de longo prazo", afirmou O'Brien.

O Programa de Estágio da ABT se caracteriza por uma prática pedagógica profissionalizante, possibilitando aprendizado de alto nível técnico aos alunos-treinadores. O Estágio Internacional é um dos pontos altos da ABT, por trazer uma oportunidade de imersão na prática da modalidade e convívio com treinadores de nível internacional.

Com o Remo, até o final de 2016 o IOB terá realizado seis estágios internacionais. Atletismo, Ciclismo BMX, Ciclismo Mountain Bike, Ciclismo Pista e Ciclismo Estrada também já foram contemplados e o Estágio de Canoagem Velocidade está com data e local a definir. Até o momento, 11 treinadores internacionais participaram dos estágios em 2016.

Foto: COB



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar