Últimas Notícias

Ministério da Defesa faz balanço positivo das operações de segurança nos Jogos Rio 2016

O Ministério da Defesa apresentou na quarta-feira (19), durante seminário realizado em Brasília, um balanço das ações realizadas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A Defesa Nacional contou com um efetivo de mais de 43 mil militares, que realizou mais de 12 mil patrulhas, registrou mil incidentes cibernéticos sem interrupção das redes, protegeu 139 estrutura estratégicas e realizou mais de 600 escoltas e cerca de 500 procedimentos de varreduras ou monitoramento de instalações ligadas ao evento.

Chefe da Assessoria Especial para Grandes Eventos (AEGE) do ministério, o general Luiz Felipe Linhares destacou ainda algumas inovações que ainda não haviam sido utilizadas em grandes eventos no Brasil. Foram citados pelo general os interferidores de drone e a criação do protocolo para emprego de tropas em operações de garantia da lei e da ordem e o Comitê Integrado de Enfrentamento ao Terrorismo (CIET), órgão de assessoramento que reuniu todos os órgãos responsáveis pelo enfrentamento ao terrorimismo.

“Com o CIET, a integração no enfrentamento ao terrorismo deu um passo além com esse comitê formado pela Justiça, pela Defesa e pela ABIN, que consolida experiências, junta capacidades e entrega o resultado contra o terrorismo”, exaltou o general, comemorando o resultado das operações durante os Jogos. “A prova do sucesso dessa integração é o fato de nós não termos sido os atores principais, essa é a nossa grande alegria: os atletas brilhando, as torcidas na euforia e tudo ocorrendo num ambiente de tranquilidade.

Exemplo para Tóquio 2020
Além de reunir autoridades brasileiras, o seminário contou também com a presença do coronel Toru Yamachi, das Forças Armadas japonesas. Próxima sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o país asiático quer aproveitar a experiência positiva do Brasil durante o Rio 2016 e aplicar no planejamento de segurança visando Tóquio 2020.

“Queremos saudar o sucesso do Brasil com a realização dos Jogos Rio 2016 e utilizar as lições aprendidas para aprimorar o nosso modelo de segurança. No que se refere a medidas antiterror, pude perceber a importância da integração entre os órgãos envolvidos”, comentou Yamachi.

Foto: Brasil 2016



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar