Últimas Notícias

Governo investe R$ 18 milhões em equipamentos de vistoria de bagagens

O Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, passou a contar com equipamentos modernos de vistoria de passageiros e bagagens que chegam ao Brasil. São scanners, robôs e containers que auxiliam a Polícia Federal (PF) a fazer o controle rigoroso de todos aqueles que se movimentam no maior aeroporto do país.

Para isso, o governo federal investiu R$ 18 milhões. Adquiridos para o controle durante os Jogos Olímpicos e Paralimpicos Rio 2016, esses equipamentos ficarão como legado para a Polícia Federal. Os ministros Raul Jungmann (Defesa) e Alexandre de Moraes (Justiça e Cidadania) conheceram os equipamentos durante o segundo dia de vistorias nos aeroportos que vão receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, nesta terça-feira, 26.07.

"O Aeroporto de Guarulhos é estratégico. Cerca de 40% dos passageiros que virão ao Brasil ou aqueles que aqui chegarão vindos de outras cidades brasileiras desembarcarão neste aeroporto. E a nossa mensagem neste momento é no sentido de dar tranquilidade, pois aquilo que foi firmado com o Comitê Olímpico Internacional foi cumprido", afirmou o ministro Jungmann.

Além de São Paulo, os equipamentos serão usados em todos os aeroportos das cidades-sede do futebol, casos de Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na capital paulista, além dos três mil militares do Comando de Defesa de Área de São Paulo (CDA), o governo estadual contará com 279 PMs em Guarulhos, além de policiais civis. A Polícia Federal terá um efetivo de 700 agentes e delegados. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) terá 300 integrantes.

Novo software identifica procurados pela Interpol
Na ocasião da vistoria foi apresentado um novo software desenvolvido pela Polícia Federal. O equipamento utiliza a base de dados da Polícia Internacional (Interpol), que tem mais de 25 mil pessoas registradas, monitoradas e até procuradas pela Justiça. 

A identificação será feita em apenas três segundos com a leitura das digitais de todos os passageiros que entrarem no País. Todos os estrangeiros que chegarem ao Brasil passarão por esta identificação, além do procedimento normal, que já é feito na alfândega.

Foto: SSP


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar