A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Comitê Organizador 
dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 vão intensificar e alinhar 
ações para buscar um expressivo aumento do número de estrangeiros em 
direção ao Brasil no período dos eventos. A ideia é aproveitar o bom 
momento proporcionado pelo câmbio favorável, a liberação temporária do 
visto de entrada para norte-americanos, canadenses, australianos e 
japoneses, bem como a melhoria da conectividade aérea para atrair 
turistas que querem ver os Jogos e aqueles que vêm para conhecer o Rio 
ou outros destinos.
Na reunião realizada na Embratur, o 
presidente do instituto, José Antonio Parente, o diretor executivo 
comercial da Rio 2016, Renato Ciuchini, e o presidente da Comissão de 
Turismo da Câmara, deputado Herculano Passos (PSD-SP), definiram que é 
importante equiparar a linguagem utilizada nas campanhas publicitárias 
nacionais e internacionais, assim como acelerar a troca de materiais e 
conteúdos, já que os órgãos envolvidos atingem públicos distintos e 
precisam emitir a mesma mensagem.
Parente lembrou que, além das facilidades econômicas para os 
estrangeiros virem ao Brasil durante os Jogos, é importante trabalhar 
junto à mídia a supervalorizção da imagem do país. "Os jornais vendem o 
Brasil como um dos lugares mais exóticos do mundo, o que causa 
curiosidade e instiga o desejo de conhecer nosso país. Entre os 
norte-americanos, por exemplo, 30% gostariam de vir ao Brasil para 
participar das Olimpíadas e, claro, descobrir o que a natureza pode 
oferecer", resumiu Parente.
Já Renato Ciuchini afirmou que os preparativos para os Jogos estão a 
todo vapor e quem vivencia esse momento entende a importância do evento 
para o desenvolvimento do país. "O Brasil está sediando a única 
Olimpíada da história onde tudo é mais acessível por conta da 
valorização da moeda internacional: hotéis, ingressos e até as passagens
 aéreas ficaram mais fáceis de comprar", destaca o diretor da Rio 2016.
Certo de que a participação do poder público é indispensável para o 
sucesso das Olimpíadas, o deputado Herculano reforçou que fará o 
possível para dar continuidade à sincronia entre os setores público e 
privado para divulgar o evento. O parlamentar se colocou à disposição 
para mobilizar outros órgãos responsáveis que possam contribuir. "Vamos 
aproveitar o momento de facilidade econômica para os turistas, 
garantindo, assim, a vinda de estrangeiros, e fazer um evento de 
sucesso", completou.
Na conversa, o presidente da Embratur comentou ainda sobre o sucesso 
de mídia que está sendo a passagem da tocha olímpica por mais de 300 
municípios por todo o país Brasil. José Antonio Parente acredita que a 
estratégia é eficaz na promoção turística dos destinos brasileiros: "O 
mundo todo está acompanhando o Tour da Tocha, conhecendo as belezas 
naturais das nossas cidades e vendo que temos destinos para todos os 
segmentos".
 
 
 

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