Últimas Notícias

Tatuzão termina escavação dos túneis da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e Barra da Tijuca


Os túneis da Linha 4 do metrô entre a Barra da Tijuca e Ipanema, o chamado trecho olímpico, no Rio de Janeiro, estão completamente escavados. O Tatuzão – equipamento que constrói os túneis do metrô na Zona Sul – rompeu a última parede em rocha sob o Alto Leblon na manhã do último domingo (10.4) e, com isso, ligou as zonas Sul e Oeste da cidade. Nesse trecho, falta instalar apenas um quilômetro de trilhos; outros 22km já foram colocados.

O governador Pezão comemorou o fim das escavações entre os túneis dos trechos sul e oeste. "Mais uma etapa vencida! Parabéns aos quase 10 mil trabalhadores, responsáveis pela construção dessa grande obra, que em breve a população vai usufruir", escreveu Pezão em uma rede social.

Agora, o equipamento será posicionado e preparado para reiniciar a escavação até a Gávea no segundo semestre, após a inauguração do trecho Barra – Ipanema em julho deste ano.

"É uma emoção especial ver e a chegada do Tatuzão. Trabalhamos muito, desde 2010, nesse projeto e acompanhamos a escavação do trecho sul, que partiu de Ipanema, em 2012, atravessou todo o bairro, passou por Jardim de Alah e Leblon, e agora chega ao seu destino final. O próximo passo é seguir até a Gávea, logo após as Olimpíadas, para que, até o fim de 2017, a gente possa disponibilizar mais essa estação do sistema metroviário para a população", afirmou o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, que acompanhou o fim da escavação.

Cerca de 100 pessoas, inclusive estrangeiros, trabalham por turno na máquina. Construído sob medida para operar no solo carioca - uma mistura de rocha, areia e água - esse é o maior Tatuzão utilizado na América Latina. O equipamento tem 11,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares, e pesa 27 mil toneladas. O equipamento escava a 12 metros de profundidade, sempre pelo leito das ruas, minimizando o impacto das escavações para o entorno.

"O Tatuzão permitiu que nós fizéssemos a Linha 4 no coração da demanda da zona sul, construindo as estações em locais estratégicos, onde é possível atender melhor a população e fazer com que mais gente use esse modal ecológico de alta capacidade, que é uma linha metroviária", explicou o secretário de Transportes.

Obras estão 92,5% concluídas

As obras de implantação da Linha 4 do Metrô chegam a 92,5% de conclusão e serão inauguradas em julho de 2016. Todas as cinco estações que estarão em operação antes dos Jogos Olímpicos (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico) estão em fase de acabamento e já contam com acessos de passageiros, piso de granito, pastilhas decorativas e painéis artísticos instalados. As escadas rolantes e elevadores também estão em testes em algumas estações. Todas elas foram construídas de forma a garantir a acessibilidade dos passageiros, inclusive com rampas.

Em janeiro, os sistemas operacionais começaram a ser verificados: as avaliações de sinalização nos túneis, equipamentos de controle e até a energização das vias já ocorrem por fases. As obras civis da ponte estaiada estão finalizadas. Em março, os colaboradores terminaram a colocação dos trilhos e executaram a última concretagem das vias por onde os trens vão passar. Também foi iniciada a instalação do sistema de sinalização em toda extensão da ponte.

A próxima etapa será a iluminação cenográfica, assinada pelo artista das luzes Peter Gasper. Esse é único trecho onde os trens da Linha 4 poderão ser vistos fora do subterrâneo. Construída sobre o canal da Barra da Tijuca, a ponte ligará os túneis escavados em rocha à Estação Jardim Oceânico, com 320 metros de comprimento e dois pilares de 72 metros de altura.

Jardim de Alah

Na área de acesso e circulação de passageiros da futura Estação Jardim de Alah, no Leblon, a colocação do piso de granito chegou à etapa final. Nesse andar, as paredes serão revestidas com placas de cerâmica coloridas, preservando tubulações e fiação. As estruturas metálicas que sustentam essas placas já estão sendo fixadas. Já é possível ver também as plataformas de embarque e desembarque dos passageiros.

Os colaboradores agora trabalham na concretagem do mezanino e prosseguem com a instalação dos trilhos por onde passarão as composições dos trens. Também foi finalizada a obra bruta e acabamentos da sala de controle, à espera apenas dos equipamentos. O local é responsável pelo apoio técnico à estação, que vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas por dia. Nas salas técnicas e subestações, equipamentos de transmissão de energia já estão sendo instalados.

A Estação Jardim de Alah conta com dois acessos: um na esquina da Avenida Borges de Medeiros com a Avenida Ataulfo de Paiva e outro na Ataulfo de Paiva próximo à Rua Almirante Pereira Guimarães.

Projeto

A Linha 4 do Metrô vai integrar regiões do Rio de Janeiro e levar qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado e é o maior legado em transporte que o Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos. A Linha 4 terá 15 novos trens, que já circulam com passageiros nas linhas 1 e 2.

Foto: Governo do Rio de Janeiro

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar