Os túneis da Linha 4 do metrô entre a Barra da Tijuca e Ipanema, o
chamado trecho olímpico, no Rio de Janeiro, estão completamente
escavados. O Tatuzão – equipamento que constrói os túneis do metrô na
Zona Sul – rompeu a última parede em rocha sob o Alto Leblon na manhã do
último domingo (10.4) e, com isso, ligou as zonas Sul e Oeste da
cidade. Nesse trecho, falta instalar apenas um quilômetro de trilhos;
outros 22km já foram colocados.
O governador Pezão comemorou o fim das escavações entre os túneis dos
trechos sul e oeste. "Mais uma etapa vencida! Parabéns aos quase 10 mil
trabalhadores, responsáveis pela construção dessa grande obra, que em
breve a população vai usufruir", escreveu Pezão em uma rede social.
Agora, o equipamento será posicionado e preparado para reiniciar a
escavação até a Gávea no segundo semestre, após a inauguração do trecho
Barra – Ipanema em julho deste ano.
"É uma emoção especial ver e a chegada do Tatuzão. Trabalhamos muito,
desde 2010, nesse projeto e acompanhamos a escavação do trecho sul, que
partiu de Ipanema, em 2012, atravessou todo o bairro, passou por Jardim
de Alah e Leblon, e agora chega ao seu destino final. O próximo passo é
seguir até a Gávea, logo após as Olimpíadas, para que, até o fim de
2017, a gente possa disponibilizar mais essa estação do sistema
metroviário para a população", afirmou o secretário de Estado de
Transportes, Rodrigo Vieira, que acompanhou o fim da escavação.
Cerca de 100 pessoas, inclusive estrangeiros, trabalham por turno na
máquina. Construído sob medida para operar no solo carioca - uma mistura
de rocha, areia e água - esse é o maior Tatuzão utilizado na América
Latina. O equipamento tem 11,5 metros de altura, o equivalente a um
prédio de quatro andares, e pesa 27 mil toneladas. O equipamento escava a
12 metros de profundidade, sempre pelo leito das ruas, minimizando o
impacto das escavações para o entorno.
"O Tatuzão permitiu que nós fizéssemos a Linha 4 no coração da
demanda da zona sul, construindo as estações em locais estratégicos,
onde é possível atender melhor a população e fazer com que mais gente
use esse modal ecológico de alta capacidade, que é uma linha
metroviária", explicou o secretário de Transportes.
Obras estão 92,5% concluídas
As obras de implantação da Linha 4 do Metrô chegam a 92,5% de
conclusão e serão inauguradas em julho de 2016. Todas as cinco estações
que estarão em operação antes dos Jogos Olímpicos (Nossa Senhora da Paz,
Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico) estão
em fase de acabamento e já contam com acessos de passageiros, piso de
granito, pastilhas decorativas e painéis artísticos instalados. As
escadas rolantes e elevadores também estão em testes em algumas
estações. Todas elas foram construídas de forma a garantir a
acessibilidade dos passageiros, inclusive com rampas.
Em janeiro, os sistemas operacionais começaram a ser verificados: as
avaliações de sinalização nos túneis, equipamentos de controle e até a
energização das vias já ocorrem por fases. As obras civis da ponte
estaiada estão finalizadas. Em março, os colaboradores terminaram a
colocação dos trilhos e executaram a última concretagem das vias por
onde os trens vão passar. Também foi iniciada a instalação do sistema de
sinalização em toda extensão da ponte.
A próxima etapa será a iluminação cenográfica, assinada pelo artista
das luzes Peter Gasper. Esse é único trecho onde os trens da Linha 4
poderão ser vistos fora do subterrâneo. Construída sobre o canal da
Barra da Tijuca, a ponte ligará os túneis escavados em rocha à Estação
Jardim Oceânico, com 320 metros de comprimento e dois pilares de 72
metros de altura.
Jardim de Alah
Na área de acesso e circulação de passageiros da futura Estação
Jardim de Alah, no Leblon, a colocação do piso de granito chegou à etapa
final. Nesse andar, as paredes serão revestidas com placas de cerâmica
coloridas, preservando tubulações e fiação. As estruturas metálicas que
sustentam essas placas já estão sendo fixadas. Já é possível ver também
as plataformas de embarque e desembarque dos passageiros.
Os colaboradores agora trabalham na concretagem do mezanino e
prosseguem com a instalação dos trilhos por onde passarão as composições
dos trens. Também foi finalizada a obra bruta e acabamentos da sala de
controle, à espera apenas dos equipamentos. O local é responsável pelo
apoio técnico à estação, que vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas por
dia. Nas salas técnicas e subestações, equipamentos de transmissão de
energia já estão sendo instalados.
A Estação Jardim de Alah conta com dois acessos: um na esquina da
Avenida Borges de Medeiros com a Avenida Ataulfo de Paiva e outro na
Ataulfo de Paiva próximo à Rua Almirante Pereira Guimarães.
Projeto
A Linha 4 do Metrô vai integrar regiões do Rio de Janeiro e levar
qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do
Estado do Rio de Janeiro e vai transportar mais de 300 mil pessoas por
dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O projeto
representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô
subterrâneo existente no estado e é o maior legado em transporte que o
Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos. A Linha 4 terá 15 novos
trens, que já circulam com passageiros nas linhas 1 e 2.
Foto: Governo do Rio de Janeiro
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