Últimas Notícias

Sete duplas do Brasil avançam na etapa de Fortaleza do Circuito Mundial de Vôlei de Praia



Sete duplas do Brasil avançaram nesta sexta-feira (29) de fase na etapa de Fortaleza do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

O Brasil avançou com duas duplas às quartas de final do torneio masculino no Open de Fortaleza, 11º evento do Circuito Mundial 15/16. Oscar/André Stein (RJ/ES) e Jô/George (PB) venceram suas partidas pelas oitavas de final na manhã desta sexta-feira (29.04) e seguem no torneio.

As quartas de final do torneio serão realizadas neste sábado (30.04), a partir das 12h. No mesmo dia ocorrem as partidas válidas pela semifinal. Oscar e André Stein terão pela frente justamente Jô e George, garantindo um time brasileiro nas semifinais da competição. Outras cinco equipes verde e amarela foram eliminadas nesta sexta, com derrota nas oitavas.

A partida será uma reedição da semifinal da etapa de Fortaleza do Circuito Brasileiro, quando Jô e George levaram a melhor e avançaram para terminar com a prata no último domingo. Foi o único confronto realizado entre as equipes até agora.

Invictos no torneio, Jô e George (PB), que foram prata no último final de semana, na etapa do Circuito Brasileiro, comemoraram a vaga após uma partida dura. Eles superaram no tie-break os canadenses Josh Binstock e Sam Schachter por 2 sets a 1 (21/19, 18/21, 18/16), em 56 minutos. O confronto ante Oscar e André será o primeiro em etapas internacionais.

"Foi uma vitória difícil, demos muitos pontos de graça no segundo set. Sabemos que no tie-break é preciso ter mais tranquilidade, capricho. Uma concentração maior no passe, na defesa. Parece que nosso time gosta de atuar com emoção, George teve muito sangue frio e felizmente conseguimos essa classificação. É um passo importante para nossa dupla", disse o paraibano, que disputa a segunda etapa internacional com George.

Oscar e André também chegam com quatro vitórias e sem terem perdido nenhum set no torneio até agora. Eles disputaram quatro etapas internacionais juntos e têm como melhor resultado um quinto lugar. Agora eles querem subir mais um degrau em busca de medalhas.

"Enfrentamos os canadenses em Maceió, sabemos que são uma boa equipe, mas entramos muito concentrados. E a atitude. O Oscar sempre fala sobre isso antes dos jogos, entrar em quadra como se o primeiro ponto tivesse o mesmo valor do último. Acredito que estamos em um bom momento, confiantes, e queremos ir mais longe", disse André.

"Tivemos uma partida típica de vôlei de praia nesta manhã, com vento, sol, chuva, frio, calor. Fomos nos ajustando dentro de quadra, atentos aos detalhes. Fomos bem no Qatar, aqui disputamos menos jogos, estamos mais descansados. Vamos pensar ponto a ponto, jogo a jogo, estamos jogando com prazer", destacou Oscar.

Pelas oitavas de final, Guto e Saymon (RJ/MS) foram eliminados pelos norte-americanos Gibb/Patterson, por 2 sets a 0. Pedro Solberg e Evandro (RJ) caíram para os chilenos Marco e Esteban Grimalt por 2 sets a 0. Os paraibanos Álvaro Filho e Vitor Felipe foram superados pelo mesmo placar para os alemãs Erdmann e Matysik. Ricardo/Allison (BA/SC) perderam para os noruegueses Kvamsdal/Sørum por 2 a 0, e Luciano/Márcio Araújo (ES/CE) não conseguiram avançar contra os mexicanos Virgen/Ontiveros, superados também por 2 a 0.

A parada na capital cearense encerra uma série de eventos do Circuito Mundial realizados no Brasil. Maceió (AL), em fevereiro, e Vitória (ES), em março, sediaram etapas Open. O Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos, recebeu um Grand Slam também em março. O torneio em Fortaleza também será da categoria Open, que vale menos pontos que um Grand Slam.

Os campeões da etapa de Fortaleza recebem 500 pontos no ranking geral e uma premiação de 11 mil dólares. Ao todo, são 150 mil dólares em premiação nos dois naipes. Após a parada na capital cearense o Circuito Mundial segue para a Europa, onde será realizado o Open de Sochi, na Rússia, de 3 a 8 de maio. Outros oito eventos ocorrem até a disputa dos Jogos Olímpicos.


JOGOS DAS QUARTAS DE FINAL:
Oscar/André (BRA) x Jô/George (BRA) 
Faiga/Hilman (ISR) x Esteban/Marco Grimalt (CHI) 
Gibb/Patterson (USA) x Erdmann/Matysik (GER)
Virgen/Ontiveros (MEX) x Kvamsdal/Sørum (NOR)

Feminino


Peloo torneio feminino, cinco duplas do país avançaram às quartas de final ao vencerem seus duelos nesta sexta-feira (29.04). O chaveamento colocou quatro delas de um mesmo lado, garantindo assim ao menos uma finalista verde e amarela. Os jogos seguem neste sábado (30.04).

Avançaram às quartas de final Ângela/Rachel (DF/RJ), Carol Horta/Ana Patrícia (CE/MG), Duda/Elize Maia (SE/ES), Juliana/Taiana (CE) e Rebecca/Lili (CE/ES). As partidas neste sábado começam a partir das 12h e o site da CBV transmite os confrontos da quadra central. O SporTV 3 também transmite duas quartas de final, a partir das 15h, além de todas as semifinais, de ambos os naipes. As finais, no domingo, também serão exibidas ao vivo.

Juliana e Taiana fecharam a noite com uma classificação memorável, em jogaço contra Laura Ludwig e Kira Walkenhorst. As brasileiras arrasaram no primeiro set, vencendo por 21 a 7. Na segunda parcial, recuperação das alemãs, que venceram por 21 a 16. O tie-break foi marcado por um grande apoio da torcida local e muita pressão para os dois times. Laura chegou a empatar o jogo em 10 a 10, revertendo desvantagem de quatro pontos, mas as brasileiras fecharam com uma série de bons saques de Taiana: 15 a 10.

"A Laura e a Kira formam um time muito difícil de ser batido. Nosso trunfo no primeiro set foi o nosso saque. Juliana e eu sacamos muito bem. Sabíamos que elas iriam fazer algo diferente no segundo set para tentar mudar a história. Elas conseguiram encaixar o saque, atrapalhando nossa virada de bola. Mas eu me mantive focada, estava bem no saque e na defesa. Não queria que a dificuldade na virada de bola atrapalhasse outros fundamentos", disse Taiana, que conseguiu anotar 10 pontos de saque na partida.

"Estava ventando bastante, consegui usar isso ao meu favor, esticando bastante o braço, girando bem a bola no ar. E ao acertar, fui pegando confiança, foram saindo cada vez mais fortes e colocados, ajudando o time na vitória", completou a cearense.

Rebecca e Lili (CE/ES), que tinham atuado duas vezes e começaram o dia direto na repescagem, venceram o primeiro duelo por 2 sets a 0 (21/14, 21/15), em 22 minutos. Horas mais tarde, pelas oitavas de final, não deram chances para as norte-americanas Brittany Hochevar e Jennifer Fopma, vencendo por 2 sets a 0 (21/17, 21/14), em 33 minutos.

"Elas são um time alto, consistente, enquanto nos estamos tentando crescer durante o torneio. Joguei ao lado da Rebecca por dois anos, mas estamos com outras parceiras e tivemos pouco tempo de treinamento. Estávamos nos ajudando, uma dando a mão para a outra. Não vamos conseguir virar um placar se não for assim", disse Lili.

Duda e Elize Maia (SE/ES) começaram o dia mantendo os 100% de aproveitamento, derrotando as alemãs Mersmann/Schneider por 2 sets a 0 (21/18, 21/19), em 35 minutos. O resultado deu a liderança do grupo E, além da vaga direta às oitavas de final, onde eliminaram as argentinas Zonta/Benet por arrasador 2 sets a 0 (21/7, 21/9), em 25 minutos.

"Estou feliz, na etapa do Rio de Janeiro tive uma lesão, não fomos bem, e agora consegui voltar em boa forma. Fomos jogo a jogo, ponto a ponto, e tudo está dando certo. Mas agora temos outro passo, costumo pensar que cada fase é um torneio, pois basta uma derrota e você vai para casa. Mas vamos jogar felizes, como temos feito até agora. E a torcida do Brasil é as melhor, nos ajuda demais em todo desafio", disse Duda.

Ana Patrícia e Carolina Horta (MG/CE) tiveram um caminho um pouco mais difícil. Em segundo lugar na chave B, tiveram que disputar a repescagem, superando as colombianas Andrea e Gorda Galindo por 2 sets a 0 (21/13, 21/19). Horas depois, já pelas oitavas de final, superaram outra dupla brasileira, Val/Josi (RJ/SC), por 2 a 1 (19/21, 27/25, 10/15), em 50 minutos.

"A gente está trabalhando muito forte. Os resultados estão começando a aparecer e podemos observar a evolução do que foi treinado. O foco das atividades era para essa etapa do Mundial, pois temos que aproveitar oportunidades como essa para somar pontos e aprender. Fizemos jogos equilibrados, mas tivemos tranquilidade e confiança uma na outra", destacou Ana.

Quem também avançou foi a dupla formada por Ângela e Rachel (DF/RJ). Elas começaram o dia vencendo as alemãs Arnholdt/Schumacher por 2 sets a 1 (16/21, 21/14, 15/9), em 43 minutos, pelo grupo F. Ainda teriam dois desafios pela frente para seguirem na etapa.

O primeiro foi a vitória por 2 sets a 0 (21/19, 21/11) contra as tchecas Kolocova/Kvapilova, em 32 minutos, pela repescagem. Em seguida, valendo vaga nas quartas, triunfo contra as norte-americanas Summer Ross e Lane Carico, novamente por 2 a 0 (21/14, 21/13), em 31 minutos. Ângela destacou a recuperação da dupla no torneio e comemorou a vaga.

"Em um torneio como esse você precisa viver cada momento. Nós ressurgimos das cinzas depois de começarmos muito mal. Estou me sentindo a própria fênix (risos). Vamos descansar e continuar com essa atitude, lutando por cada ponto, cada pedaço de quadra".

QUARTAS DE FINAL:
Carol/Ana Patrícia (BRA) x Juliana/Taiana (BRA)
Rachel/Ângela (BRA) x Rebecca/Lili (BRA)
Matauatu/Pata (VAN) x Meppelink/Van Iersel (NED)
Stockman/Dowdy (USA) x Elize Maia/Duda (BRA)


Foto: CBV

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar