Últimas Notícias

Refugiado carrega a Tocha Olímpica na Grécia


Visivelmente emocionado e cercado por dezenas de jornalistas do mundo todo, o refugiado sírio Ibrahim Al-Hussein dedica a "todos os refugiados do mundo" sua participação no revezamento da tocha Olímpica dos Jogos de 2016. O nadador Paralímpico causou comoção, na tarde da terça-feira (26), no campo de refugiados de Eleonas, em Atenas, Grécia.

"Espero que as pessoas sigam meu exemplo e não fiquem apenas dentro dos campos, sem fazer nada", disse o atleta, que ganhou asilo político na Grécia após deixar a guerra na Síria em 2014. Vítima de uma explosivo na guerra em território sírio, Hussein teve parte da perna direita amputada. Atualmente, ele usa uma prótese para caminhar.

Bem ao lado de uma quadra de futebol improvisada, Hussein conduziu a tocha ao lado do presidente do Comitê Olímpico Helênico, Spiros Capralus, e foi cercado por centenas de crianças refugiadas. Somente em Eleonas, local visitado há três meses pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, vivem mais de 1.600 pessoas de acordo com o Ministério da Imigração da Grécia.

Depois da participação no revezamento, ele se surpreendeu com a possibilidade de visitar o Rio de Janeiro em setembro, durante os Jogos Paralímpicos. Hussein arregalou os olhos e disse que "seria uma oportunidade muito bonita". "Mas o meu país é a Grécia", riu, antes de beijar uma toalha de pulso azul e branca, as cores da bandeira do país que o acolheu.

Foto: AP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar