Últimas Notícias

Brasil com sete duplas nas oitavas masculinas; Duplas femininas estreiam bem na etapa de Fortaleza do Circuito Mundial de Vôlei de Praia


O Brasil segue com sete chances de medalhas no torneio masculino do Open de Fortaleza do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Na quinta-feira (28), sete duplas do país avançaram às oitavas de final, que serão realizadas nesta sexta-feira (29).

Os times brasileiros que avançaram não se cruzam nas oitavas de final, aumentando as chances de pódio verde e amarelo (confira abaixo os confrontos).

Quatro times terminaram na liderança de seus grupos após os jogos realizados durante a manhã: Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), Jô/George (PB), Oscar/André Stein (RJ/ES) e Luciano/Márcio Araújo (ES/CE). Já Pedro Solberg/Evandro (RJ), Guto/Saymon (RJ/MS) e Ricardo/Allison Francioni (BA/SC) tiveram que passar pela repescagem, nos jogos da noite, mas venceram e avançaram. Apenas Thiago/Harley (SC/DF) está fora do torneio.

Pedro Solberg e Evandro, que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, começaram o dia superando a derrota da estreia e vencendo os argentinos Nicolas Capogrosso/Ian Mehamed por 2 sets a 0 (21/15, 22/20), ainda pela chave. Horas depois, na repescagem, triunfo sobre os venezuelanos Villafañe e Henriquez por 2 sets a 0 (21/12, 21/13), em 28 minutos. O carioca comemorou a evolução da dupla dentro da competição.

"É bom ver a gente crescendo no campeonato. É chato começar mal, mas a verdade é que não se trata de eliminatória simples, mas têm altos e baixos. Temos que saber administrar isso, e se for para jogar mal, que seja na fase de grupos, pois nos playoffs não se pode errar. Que bom que conseguimos ir bem em nosso primeiro jogo eliminatório e que estamos crescendo no torneio. Estivemos mais conectados e é assim que funcionamos bem", disse Pedro.

Ricardo e Allison começaram o dia vencendo os canadenses Binstock e Schachter por 2 sets a 0 (21/14, 21/19), em 41 minutos, pelo grupo D. Classificados à repescagem, superaram os suíços Kissling e Krattiger por 2 a 0 (21/16, 22/20), em 38 minutos e se garantiram nas oitavas. Feliz com o resultado positivo, Allison comentou a chance de jogar ao lado de um ídolo.

"Na época que comecei a treinar com a Letícia (Pessoa) ele estava jogando com o Emanuel, e só de poder treinar junto com ele já dava para ver que ele é realmente especial. Ter a oportunidade de poder jogar ao lado dele é algo muito motivador, inspirador mesmo. Quero absorver toda a experiência que ele puder me passar e aproveitar cada dica que ele me der para conseguir crescer no esporte", disse Allison.
Luciano e Márcio Araújo superaram os israelenses Netanel Ohana/Alon Sanderovich por 2 sets a 0 (21/14, 21/12), em 32 minutos, e ficaram em primeiro no grupo H, indo direto às oitavas. Eles encaram os atuais campeões pan-americanos, os mexicanos Virgen/Ontiveros.

"Realmente é muito bom poder jogar em casa, jogar no Brasil, jogar já classificado e diminuir um pouco o ritmo para evitar o desgaste, já que queremos chegar até domingo. Então não forçamos tanto o saque, tentamos guardar um pouco as energias. O mais importante é me concentrar. Tive um problema com minha filha, que foi hospitalizada, mas já está tudo bem, o pior já passou", comentou o medalhista olímpico.

Vice-campeões da etapa de Fortaleza do Circuito Brasileiro, Jô e George também se garantiram de maneira invicta às oitavas de final. Na última rodada do grupo C, superaram os irmãos alemães Bennet Poniewaz/David Poniewaz por 2 sets a 1 (16/21, 21/16, 15/11), em 45 minutos. Na próxima fase os adversários serão os canadenses Binstock/Sam Schachter.

Guto e Saymon (RJ/MS) começaram o dia tropeçando contra os primos chilenos Esteban e Marco Grimalt: 2 a 0 (26/24, 21/14). O carioca e o sul-mato-grossense se recuperaram e conseguiram a vaga na próxima fase eliminando os suíços Quentin Metral e Michel Zandbergen na repescagem por 2 sets a 0 (21/15, 21/12), em 30 minutos de partida.

Oscar e André Stein mantiveram a boa fase e derrotaram os franceses Romain Di Giantommaso e Maxime Thiercy por 2 sets a 0 (21/17, 21/9), em 31, garantindo a primeira posição na chave F. Eles também encaram canadenses nas oitavas de final, enfrentando Pedlow/O'Gorman por um lugar entre os oito melhores do torneio.

Os paraibanos Álvaro Filho e Vitor Felipe também seguem invictos na competição. Na manhã desta quinta-feira eles superaram os austríacos Christoph Dressler e Thomas Kunert por 2 sets a 0 (21/13, 24/22), em 40 minutos. Nas oitavas de final os medalhistas pan-americanos terão pela frente os alemães Erdmann/Kay Matysik.

Thiago e Harley (SC/DF) entraram em quadra pelo grupo B durante a manhã e foram superados pelos gregos Georgios Kotsilianos e Nikos Zoupanis, por 2 sets a 0 (21/16, 21/18). Mesmo assim, avançaram à repescagem, mas acabaram eliminados ao perderem para os alemães Erdmann e Matysik por 2 sets a 1 (21/19, 17/21, 15/9), em 50 minutos.

JOGOS DAS OITAVAS DE FINAL:
Kvamsdal/Sørum (NOR) x Ricardo/Allison (BRA)
Luciano/Márcio Araújo (BRA) x Virgen/Ontiveros (MEX)
Oscar/André (BRA) x Pedlow/O'Gorman (CAN)
Jô/George (BRA) x Binstock/Schachter (CAN)
Faiga/Hilman (ISR) x Kotsilianos/Zoupanis (GRE)
Esteban Grimalt/Marco Grimalt (CHI) x Pedro/Evandro (BRA)
Álvaro Filho/Vitor Felipe (BRA)x Erdmann/Matysik (GER)
Gibb/Patterson (USA) x Guto/Saymon (BRA)

Feminino

Já no torneio feminino  quatro duplas do Brasil terminaram o dia sem derrota: Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Duda/Elize Maia (SE/ES), Juliana/Taiana (CE) e Val/Josi (RJ/SC).

Além das partidas da última rodada da fase de grupos, nesta sexta-feira (29.04) também serão realizados os jogos da repescagem (Round 1) e oitavas de final (Round 2).

Ágatha e Bárbara Seixas, campeãs mundiais e representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos, venceram a única partida que disputaram no dia. Elas venceram as norte-americanas Hester/Ledoux por 2 sets a 0 (21/16, 21/13), em 32 minutos. As brasileiras são cabeça de chave no grupo A, que conta com três equipes, e voltam à quadra nesta sexta-feira, contra as irmãs colombianas Andrea e Claudia Galindo.

"Estávamos com saudade, sede de entrar em quadra. Nossa última etapa foi no Rio de Janeiro, há quase um mês. E quando você treina forte, fica com vontade de colocar tudo em prática. Foi ótimo vencer esse primeiro duelo. Sabemos que o foco está lá em agosto, mas vencer é sempre importante. Estamos felizes por jogar aqui", disse Ágatha.

As ‘locais’ Juliana e Taiana (CE) também começaram com um jogo e uma vitória, pois o grupo D também conta com três times. As brasileiras superaram as argentinas Zonta/Benet por 2 sets a 0 (21/18, 21/19), em 38 minutos. O segundo jogo na chave, nesta sexta-feira, será contra as norte-americanas Summer Ross/Lane Carico.

"Jogar aqui em Fortaleza é sempre especial, minha história em Circuito Mundial começou aqui, jogando country-cota. E disputar torneios internacionais é bacana, tem o elemento da torcida, em termos o Brasil enfrentando países estrangeiros. Além disso, posso contar com a torcida da família na arquibancada, vamos passar um período fora e quero aproveitar ao máximo as oportunidades que tenho para ficar com ela", disse Juliana.

Duda e Elize Maia (SE/ES) abriram o dia jogando na quadra central. E não deram chance alguma para as venezuelanas Rebeca e Gabi, com triunfo por 2 sets a 0 (21/10, 21/8), em rápidos 23 minutos.
Na sequência, mais um resultado positivo, desta vez sobre a tcheca Kolocova, atleta olímpica, e sua parceira Michala Kvapilova, com vitória por 2 sets a 0 (21/13, 21/16), em 29 minutos. As brasileiras fecham a participação no grupo E contra as alemãs Teresa Mersmann e Isabel Schneider, nesta sexta-feira, em jogo válido pela primeira colocação na chave.

"A Duda já é uma jogadora muito vitoriosa nas categorias de base e isso ajuda mundo, pois ela tem o espírito de campeã. Tenho ajudado muito ela nos torneios adultos, que têm um nível maior. Ela tem que sair da zona de conforto e está se acostumando a isso, é muito inteligente e aprende muito rápido. Outra característica dela que se destaca é a tranquilidade dentro de quadra. Ela fala mais e eu sou mais de escutar, isso nos dá um equilíbrio. Nossa química é muito boa, nosso jogo flui bem", analisou Elize Maia após as vitórias.

Josi e Val (SC/RJ) também começaram o torneio com vitória, superando as alemãs Bieneck/Großner de virada, por 2 sets a 1 (21/19, 16/21, 13/15), em 48 minutos. Horas mais tarde, superaram velhas conhecidas de etapas Sul-Americanas, as venezuelanas Norisbeth Agudo e Olaya Pazo, por 2 sets a 1 (21/19, 18/21, 15/8), em 49 minutos. O último jogo pela chave H, valendo a primeira posição, será contra as norte-americanas Dowdy/ Stockman.

Campeãs mundiais Sub-19, Andressa e Tainá (PB) começaram com triunfo por 2 sets a 0 (21/16, 21/19) sobre as chinesas Chen Xue e Xinyi Xia, em 35 minutos. Na sequência, acabaram superadas pelas norte-americanas Hochevar/Fopma por 2 sets a 0 (21/17, 21/18), em 35 minutos. Elas encerram participação no grupo G amanhã, contra as paraguaias Erika/Pati.

Rebecca e Lili começaram vencendo as norte-americanas Dicello/Vanzwieten por 2 sets a 0 (21/14, 21/16), em 32 minutos. Na segunda partida do dia, contra as campeãs europeias Meppelink/Van Iersel, da Holanda, derrota por 2 sets a 0 (21/19, 21/16), em 36 minutos. Como o grupo C possui apenas três times, elas não entram mais em quadra pela chave e aguardam os resultados dos outros confrontos.

Carol e Ana Patrícia (CE/MG) não deram chances para a zebra na estreia, vencendo as norueguesas Kongshavn/Solvoll por 2 sets a 0 (21/15, 21/13), em 30 minutos. No segundo jogo, fizeram duelo equilibradíssimo contra o terceiro time no ranking mundial, as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst. As brasileiras acabaram superadas no tie-break (18/21, 21/17, 15/13). O grupo B também possui três times e Carol/Ana Patrícia aguardam os outros resultados da chave para definirem a colocação.

Rachel e Ângela (RJ/DF) começaram sendo surpreendidas pelas paraguaias Michelle e Filippo por 2 sets a 1 (21/19, 13/21, 15/10), em 45 minutos. No segundo jogo, nova derrota, desta vez para Matauatu/Pata, de Vanuatu, por 2 sets a 1 (21/13, 11/21, 15/9), em 41 minutos. Elas voltam à quadra nesta sexta-feira, contra as alemãs Arnholdt/Schumacher.

Foto: CBV

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar