Últimas Notícias

Pioneiros em conquistas, Dara e Emanuel anunciam aposentadoria


A segunda-feira marcou o anúncio da aposentadoria de Fabiana Diniz e Emanuel. A primeira, capitã brasileira do handebol, vai parar depois das Olimpíadas. O segundo, do vôlei de praia, jogará a última competição já na próxima semana.

Os dois têm em comum o fato de serem pioneiros na conquistas de títulos internacionais. Dara foi a primeira mulher a levantar a taça de campeão mundial para o Brasil no handebol. Já Emanuel foi o primeiro homem do país - ao lado do companheiro Ricardo - a colocar uma medalha de ouro olímpica no peito no vôlei de praia masculino.

Dara estreou em Olimpíadas em Atenas 2004, uma edição após a primeira participação brasileira em Jogos Olímpicos no handebol feminino. Na Grécia, ela esteve no elenco que se classificou pela primeira vez para o mata-mata do torneio e que perdeu por apenas dois pontos para a multimedalhista Coréia do Sul.

Emanuel começou a carreira antes da inclusão do vôlei de praia no programa olímpico. Em Atlanta 1996, primeira edição do esporte nos Jogos, ele estava lá, para a primeira das cinco Olimpíadas da carreira.

A maior conquista de Dara veio em 2013, na Sérvia. A jogadora foi capitã da seleção brasileira no título inédito do Mundial de Handebol. O troféu veio após o país cair nas quartas de finais das Olimpíadas de Londres 2012 e Mundial de 2011, sempre em jogos apertados.


Ao lado de Ricardo, Emanuel detém até hoje o único título olímpico brasileiro no vôlei de praia masculino. O país chegou a mais três finais, mas ficou com a prata em todas, sendo que em 2012 o próprio Emanuel estava em ação na decisão.


Emanuel do Rego
Jogos Olímpicos: Gold medal – first place 2004 | Silver medal – second place 2012 | Bronze medal – third place 2008
Mundial: Gold medal – first place 1999 | Gold medal – first place 2003 | Gold medal – first place 2011
Jogos Pan-Americanos: Gold medal – first place 2007 | Gold medal – first place 2011
Circuito Mundial: Gold medal – first place 10 vezes
Circuito Brasileiro: Gold medal – first place 9 vezes

Fabiana "Dara" Diniz
Mundial: Gold medal – first place 2013 | 5º lugar em 2011
Jogos Olímpicos: 6º lugar em 2012
Jogos Pan-Americanos: Gold medal – first place 2003 | Gold medal – first place 2007 | Gold medal – first place 2011
Campeonato Pan-Americano: Gold medal – first place 2005 | Gold medal – first place 2007 | Gold medal – first place 2011 | Gold medal – first place 2013 | Gold medal – first place 2015
Campeã Austríaca: Gold medal – first place 2013
Copa dos Campeões das Copas da Europa: Gold medal – first place 2013

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar