O secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Rodrigo
Vieira, visitou as estações Nossa Senhora da
Paz e São Conrado da Linha 4 do metrô, que já tem 90% das obras
concluídas. A construção dos túneis entre Barra e Ipanema está na reta
final.
O 'Tatuzão', equipamento que constrói o túnel na Zona Sul, chegou no
último sábado (20) ao fim do Leblon, entre as avenidas Ataulfo de Paiva e
Visconde de Albuquerque, no poço de ventilação da Linha 4. Agora, a
máquina irá percorrer mais 200 metros até o encontro com os túneis da
Barra da Tijuca.
"Estamos no sprint final. Todas as empresas estão alinhadas e os 9
mil trabalhadores estão empenhados para finalizar essa obra, que é um
grande legado para o Rio", disse o secretário.
Os 15 novos trens adquiridos pela concessionária para operarem no
trecho Barra-Ipanema também já estão circulando no sistema metroviário e
serão transferidos para a Linha 4 quando os testes forem finalizados.
Estações em fase de acabamento
Em todo o trecho, já são mais de 20 quilômetros de trilhos colocados e
faltam apenas três quilômetros para concluir o trecho Barra-Ipanema. As
estações Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Jardim de Alah e Antero de
Quental, no Leblon, São Conrado e Jardim Oceânico, na Barra, estão em
fase de acabamento: acessos de passageiros prontos, pastilhas
decorativas e painéis artísticos instalados, piso de granito, escadas
rolantes e elevadores em teste. A estação Jardim Oceânico será integrada
ao sistema BRT e tem uma arquitetura especial, que privilegia a
iluminação natural na área de bilheterias e circulação de passageiros.
"Estamos absolutamente com essa obra na mão. Continuamos trabalhando
muito e temos certeza de que, em julho, vamos disponibilizar a Linha 4
para a operação olímpica e para a cidade", reforçou Rodrigo Vieira.
As obras civis da ponte estaiada estão concluídas. A instalação dos
estais (conjuntos de cabo de aço) foi finalizada em dezembro e a ponte
já recebe trilhos no trecho elevado sobre o canal. Em seguida, inicia-se
a fase de acabamento, instalação de cabos elétricos e iluminação
cenográfica, assinada pelo artista das luzes Peter Gasper. Este é único
trecho onde os trens da Linha 4 poderão ser vistos fora do subterrâneo.
Foto: Governo do Rio
0 Comentários