Últimas Notícias

Desembarque de atletas do rúgbi em cadeira de rodas testa acessibilidade do Galeão


O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, passou por testes de acessibilidade na noite de segunda-feira (22) e na manhã da terça (23), durante a recepção das delegações dos países que vão disputar o Campeonato Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas. Evento-teste da modalidade para os Jogos Rio 2016, o torneio será realizado entre os dias 26 e 28 deste mês, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

Realizada sob coordenação da Secretaria de Aviação da Presidência da República, a operação acompanhou a chegada de 54 atletas das delegações da Inglaterra, Austrália e Canadá. O objetivo foi avaliar todos os procedimentos de embarque e desembarque, fluxos dentro do aeroporto e infraestrutura do principal terminal envolvido na operação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Nesta terça, a delegação do Canadá desembarcou no Galeão com 17 integrantes. Desde a saída da aeronave, os atletas contaram com assistência especial para troca de cadeira de rodas, passagem pela imigração e retirada de bagagens e equipamentos. Para Kevin Orr, técnico da seleção canadense, o aeroporto internacional do Rio está preparado para a recepção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Estive no Brasil em 2007 e vejo que hoje tudo está mais rápido. Foi muito ágil a passagem de toda a equipe até aqui. As cadeiras chegaram em ótimas condições e muito rapidamente até nós. Esse é um passo muito importante, fomos tratados com muita eficiência”, elogiou.

Entre os britânicos, o atleta Michael Kew afirmou que os profissionais que atuaram no Galeão estavam “plenamente preparados para auxiliar no desembarque” e que a logística de retirada das cadeiras funcionou muito bem, de maneira similar ao padrão verificado em outros países.

Da saída dos atletas da aeronave até a saída do ônibus do meio-fio, o procedimento durou em média 50 minutos, um tempo considerado excelente por Marcus Pires, chefe de serviço do Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE), grupo de trabalho responsável por planejar a operação dos aeroportos para megaeventos como as Olimpíadas e Paralimpíadas.

“Nos três voos de chegada que acompanhamos, percebemos uma engrenagem importante de integração entre companhias aéreas, serviço de rampa, handling, administrador aeroportuário e órgãos públicos - Receita e Polícia Federal. Esse desempenho e comprometimento foi fundamental. O desafio é fazer o ajuste fino e ampliar esse padrão para outros terminais do país. O Galeão, que passa por um processo de remodelação de infraestrutura, evoluiu também no atendimento e no serviço, que são essenciais”, explicou.

Para Marcus Pires, o teste foi bastante positivo. “Buscamos testar todo o procedimento de desembarque, desde a saída dos atletas da aeronave até o embarque no modal rodoviário e a saída do aeroporto. É um procedimento integrado com vários órgãos e entidades e o objetivo é que tenhamos o atendimento mais célere possível, com dignidade, rapidez e também satisfação, para que eles sejam recebidos no país de forma alegre, funcional e rápida”, disse.

O CTOE reúne integrantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e da Casa Civil. A operação no Galeão teve o apoio de representantes do operador do aeroporto, o Riogaleão, e do Comitê Rio 2016 durante os procedimentos.

Foto: Brasil 2016

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar