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Prefeitura do Rio lança Plano Olímpico de Mobilidade para os Jogos de 2016


A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou na segunda-feira (04.01) o Plano Olímpico de Mobilidade, desenvolvido para orientar e facilitar os deslocamentos durante os Jogos Olímpicos de 2016. Entre as ações previstas estão 260km de faixas prioritárias nas vias da cidade, acesso aos locais de competição para público, voluntários e terceirizados apenas por transporte público e a criação de um cartão único para o transporte público, sem limites de viagens diárias.

A estimativa é de que cerca de 450 mil turistas visitem a cidade durante o evento e transitem entre as quatro regiões que receberão as competições: Barra, Deodoro, Copacabana e Maracanã. Todas as instalações esportivas poderão ser acessadas por BRT, metrô ou trem.

Para acessar o transporte público, turistas e moradores poderão adquirir o Cartão de Transporte Olímpico, que será aceito em ônibus municipais, metrô, vans credenciadas, trens, VLT e barcas, além dos teleféricos do Alemão e da Providência. A compra poderá ser feita pela internet e entregue em qualquer lugar do país, mediante pagamento de taxa. O cartão terá três valores de recarga: R$ 25 por um dia, R$ 70 por três dias e R$ 160 por sete dias.

“Era um grande sonho do Rio ter um cartão que integrasse todos os modais de validade diária e não mais pelo controle de embarques. Esse é um desejo para uma cidade turística que recebe tantos visitantes e a Olimpíada vai permitir essa primeira experiência, onde o cartão comercializado para o espectador olímpico dará direito a viagens ilimitadas em todos os modais municipais ou estaduais”, afirmou Rafael Picciani, secretário municipal de Transportes do Rio.

Além do transporte público, o Rio de Janeiro terá um esquema especial voltado à família olímpica, especialmente para o deslocamento dos atletas. A cidade terá uma gama de rotas prioritárias para deslocar os atletas até os locais de competição. O objetivo é assegurar que a viagem seja feita no menor tempo possível, sem ser afetada pelo trânsito.

Haverá três tipos de prioridades: as dedicadas, com 164km de extensão, onde somente os veículos olímpicos poderão transitar; as prioritárias (60 km), onde eles dividirão espaço com ônibus e táxis; e as compartilhadas (36km), onde veículos de passeio também terão acesso.

Para facilitar o deslocamento principalmente de turistas de fora do Rio de Janeiro, o Plano Olímpico de Mobilidade também prevê a implantação de um aplicativo para celulares no qual os usuários poderão planejar os trajetos. O sistema proverá informações em tempo real sobre o transporte e fará um planejamento automático de viagens levando em conta a origem e o destino selecionados. O aplicativo estará disponível em outros idiomas além do português.

Foto: Divulgação

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