A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou na segunda-feira (04.01) o
Plano Olímpico de Mobilidade, desenvolvido para orientar e facilitar os
deslocamentos durante os Jogos Olímpicos de 2016. Entre as ações previstas estão
260km de faixas prioritárias nas vias da cidade, acesso aos locais de
competição para público, voluntários e terceirizados apenas por
transporte público e a criação de um cartão único para o transporte
público, sem limites de viagens diárias.
A estimativa é de que cerca de 450 mil turistas visitem a cidade
durante o evento e transitem entre as quatro regiões que receberão as
competições: Barra, Deodoro, Copacabana e Maracanã. Todas as instalações
esportivas poderão ser acessadas por BRT, metrô ou trem.
Para acessar o transporte público, turistas e moradores poderão
adquirir o Cartão de Transporte Olímpico, que será aceito em ônibus
municipais, metrô, vans credenciadas, trens, VLT e barcas, além dos
teleféricos do Alemão e da Providência. A compra poderá ser feita pela
internet e entregue em qualquer lugar do país, mediante pagamento de
taxa. O cartão terá três valores de recarga: R$ 25 por um dia, R$ 70 por
três dias e R$ 160 por sete dias.
“Era um grande sonho do Rio ter um cartão que integrasse todos os
modais de validade diária e não mais pelo controle de embarques. Esse é
um desejo para uma cidade turística que recebe tantos visitantes e a
Olimpíada vai permitir essa primeira experiência, onde o cartão
comercializado para o espectador olímpico dará direito a viagens
ilimitadas em todos os modais municipais ou estaduais”, afirmou Rafael
Picciani, secretário municipal de Transportes do Rio.
Além do transporte público, o Rio de Janeiro terá um esquema especial
voltado à família olímpica, especialmente para o deslocamento dos
atletas. A cidade terá uma gama de rotas prioritárias para deslocar os
atletas até os locais de competição. O objetivo é assegurar que a viagem
seja feita no menor tempo possível, sem ser afetada pelo trânsito.
Haverá três tipos de prioridades: as dedicadas, com 164km de
extensão, onde somente os veículos olímpicos poderão transitar; as
prioritárias (60 km), onde eles dividirão espaço com ônibus e táxis; e
as compartilhadas (36km), onde veículos de passeio também terão acesso.
Para facilitar o deslocamento principalmente de turistas de fora do
Rio de Janeiro, o Plano Olímpico de Mobilidade também prevê a
implantação de um aplicativo para celulares no qual os usuários poderão
planejar os trajetos. O sistema proverá informações em tempo real sobre o
transporte e fará um planejamento automático de viagens levando em
conta a origem e o destino selecionados. O aplicativo estará disponível
em outros idiomas além do português.
Foto: Divulgação
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