Surto História: a Origem dos Jogos Antigos

                                                                  Olímpia Antiga

A grande maioria pensa que os Jogos Olímpicos têm o seu começo em Atenas 1896, mas não é verdade. Eles começaram, na verdade, milhares de anos antes, no longínquo ano de 776 Antes de Cristo.

Os jogos eram realizados de quatro em quatro anos, no período de tempo denominado de “Olimpíada” e durante os jogos, era decretada a Trégua Olímpica,  o que permitia que os atletas pudessem participar dos jogos em segurança. Os prêmios para os vencedores eram as tão famosas coroas de folhas de louro (Em Atenas 2004 as coroas foram utilizadas novamente).

As Olimpíadas também eram utilizadas como um meio das cidades estado promoverem o seu domínio sobre as suas rivais, políticos costuravam acordos de aliança durante os jogos, incluindo sacerdotes oferecendo sacrifícios para os deuses por vitórias.

Durante os jogos, aconteciam celebrações religiosas e competições de arte. Uma estátua gigante de Zeus, que era uma das sete maravilhas do mundo, foi erguida em Olímpia, para presidir as Olimpíadas e os jogos eram sempre realizados em Olímpia e não em uma diferente sede a cada 4 anos, que nem hoje em dia.

Mas em 393 AC, Teodósio I, Imperador Romano, proibiu os jogos como parte de uma campanha para impor o cristianismo na Grécia, e assim a Olimpíada passou mais de dois mil anos adormecida, até o seu retorno definitivo, mas aí, já é outra história....

3 Comentários

  1. Oba!blog sobre as olimpidadas!
    a pergunta é : quais eram os jogos olimpicos da época antes de cristo?Tinha cabo de guerra?

    ResponderExcluir
  2. Vivendo e aprendendo.
    Mas olha ai, sempre a religião atrapalhando algo.
    Teodósio mandou mal nesta.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, o cabo de guerra foi modalidade olímpica entre 1900 e 1920 e as olimpíadas antigas eram basicamente provas de atletismo e lutas, abraços.

    ResponderExcluir