A estrutura da ponte estaiada da Linha 4 do metrô, na Barra da
Tijuca, está concluída. Falta, agora, a implementação dos trilhos. A
ponte é o único trecho onde os trens serão vistos fora do subterrâneo.
Com 320 metros de comprimento e dois pilares de 72 metros de altura, a
ponte tem duas vias, por onde os trens vão passar em direção à Barra da
Tijuca e no sentido Zona Sul. Os 26 conjuntos de cabos de aço já estão
instalados. Com a conclusão das obras civis, inicia-se a fase de
acabamentos, instalação de cabos elétricos e iluminação, posicionamento
de trilhos e concretagem das vias.
A estimativa é que, com a entrada em operação da Linha 4, pelo menos
dois mil carros deixem de circular por hora no horário de pico no trecho
viário que liga a Barra da Tijuca à Zona Sul e ao Centro da cidade.
Como um todo, a obra da Linha 4 chegou a dezembro com 83% das
intervenções concluídas. Faltam 700 metros para a conclusão da escavação
dos túneis no eixo Barra da Tijuca – Ipanema. Os trilhos já estão sendo
instalados e alcançaram mais de 20 quilômetros, dos 32 totais,
considerando as vias nos dois sentidos. Cinco estações estão 100%
escavadas e em fase de acabamentos.
Estação São Conrado
A
estação São Conrado, que recebeu nesta terça-feira (15.12) a visita do
governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, chegou a 90% de conclusão. A
estação já tem trilhos, escadas rolantes e elevadores instalados. O piso
de granito foi assentado e o revestimento de pastilhas colore as
paredes. O mezanino ganhou guarda-corpo de vidro e corrimão de aço, em
harmonia aos dutos de ventilação, pintados de amarelo. As bilheterias
estão prontas e terão iluminação natural, com claraboias de vidro
instaladas a cerca de 20 metros de altura. O piso será decorado por
mandalas de granito. A estimativa é de que a estação beneficie 61 mil
pessoas por dia, a partir de 2016.
Túneis
Para
a escavação dos dois túneis entre a Barra e São Conrado, foram
utilizadas 1.638,50 toneladas de explosivos. Os túneis entre esses
bairros foram construídos debaixo de 840 metros de rocha, na altura da
Pedra da Gávea. Neste trecho, o volume de concreto utilizado chegou a
132.404m³, quantidade que daria para construir um Maracanã e meio.
A
Linha 4 vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das
ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa
Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e
Jardim Oceânico) e 16 quilômetros de extensão. O projeto representa a
execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo
existente no estado. Com a Linha 4, será possível ir da Barra a Ipanema
em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.
Foto: Governo do Rio de Janeiro
0 Comentários