Seleção brasileira de Tênis de Mesa busca manter hegemonia na Copa Latino-Americana - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Seleção brasileira de Tênis de Mesa busca manter hegemonia na Copa Latino-Americana

Compartilhe

A seleção brasileira de Tênis de Mesa disputará, a partir de sexta-feira (29), a quinta edição da Copa Latino-Americana da modalidade, em Havana 9CUB), com o desafio de manter sua hegemonia na competição. O país é o maior vencedor do torneio, com seis ouros em oito possíveis, além de uma prata e outros seis bronzes.

A Copa Latino-Americana foi criada em 2011 para movimentar ainda mais o calendário continental. De cara, ganhou um importante atrativo: os campeões do torneio passariam a garantir vaga nas Copas do Mundo. Neste ano, a masculina será disputada de 16 a 18 de outubro, em Halmstad, na Suécia; a feminina, de 30 de outubro a 1º de novembro, em Sendai, no Japão.

Em Havana, a seleção terá três atletas em cada naipe. Hugo Calderano (66º colocado do ranking mundial) e Lin Gui (130ª) se classificaram por serem os atuais campeões latino-americanos. Já Gustavo Tsuboi (62º), Cazuo Matsumoto (115º), Caroline Kumahara (146ª) e Ligia Silva (161ª) se garantiram pelo ranking continental.

Nas quatro primeiras edições, o Brasil dominou a competição. Entre os homens, foram quatro títulos, com Tsuboi (2011), Thiago Monteiro (2012 e 2013) e Cazuo (2014). O país soma ainda quatro bronzes: dois para Tsuboi (2013 e 2014) e dois para Cazuo (2011 e 2012).

No feminino, Carol é bicampeã, tendo levado os troféus em 2012 e 2014 – os de 2011 e 2013 foram para a dominicana Wu Xue. A paulista levou ainda um bronze em 2013. As outras duas medalhas brasileiras foram o terceiro lugar de Jessica Yamada, em 2011, e a prata de Ligia, no ano passado.

Assim, entre os representantes brasileiros em Havana, apenas dois ainda não subiram ao pódio na competição. Calderano fará sua estreia, enquanto Lin Gui caiu nas quartas em sua primeira participação, no ano passado.

A edição 2015 da Copa Latino-Americana terá 12 atletas em cada naipe. Eles serão divididos em quatro grupos com três jogadores cada. Os dois melhores avançarão às quartas de final, duelando em sistema eliminatório até a definição do campeão.


Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário