Últimas Notícias

Judoca Rafael Silva fica com a prata no Grand Prix de Samsun


O Brasil teve um representante na disputa por medalha neste domingo, 29, último dia de competições do Grand Prix de Samsun, na Turquia. O peso-pesado Rafael Silva venceu todos os adversários de sua chave e disputou o ouro com o tunisiano Faicel Jaballah, medalhista de bronze no Mundial de 2013. Levando umapunição a mais que o adversário (3-2), Rafael acabou ficando com a medalha de prata, a segunda do Brasil na competição. Tiago Camilo, Gabriel Souza, Gustavo Assis e David Moura foram os outros brasileiros que competiram neste domingo, mas não chegaram às finais.

Para avançar à decisão, "Baby" começou a disputa vencendo uma luta dura contra Matjaz Ceraj (SLO) nas punições (2-1). Com um ippon, o brasileiro despachou o russo Andrey Volkov e seguiu às quartas-de-final, onde bateu Iurii Krakovetskii, do Quirguistão, para chegar à semifinal. A vaga na decisão chegou graças à um ippon sobre Iakiv Khammo (UKR) com apenas 1'45'' de luta. Com os pontos conquistados na Turquia, Rafael retoma a liderança do ranking mundial.

"Acho que foi uma boa competição, apesar da prata e deu para colocar em prática bastante do que venho treinando. Este ano será longo e uma curva de evolução até as Olimpíadas é sempre importante. Todas as competições até lá serão preparatórias para esse objetivo", comentou Rafael. "Em relação à final, foi mérito do tunisiano que conseguiu a vantagem no shido. Acredito que no final ele poderia ter sido punido, mas acontece, é no detalhe. Espero ansioso pelo próximo combate."

Além de Rafael, outros quatro brasileiros entraram no tatame neste domingo. Tiago Camilo (90kg) começou bem com uma vitória sobre Celio Dias (POR), mas caiu em seguida nas oitavas para o ippon de Tural Safguliyev (AZE). Na mesma categoria, Gustavo Assis começou com vitória por ippon sobre Davronbek Sattorov (UZB), mas não passou por Aleksander Kukolj (SRB). Gabriel Souza (100kg) não foi páreo para Toma Nikiforov em sua estreia em Samsun e David Moura (+100kg) chegou às oitavas, onde perdeu para o russo Soslan Bostanov. 

Os resultados deste domingo deixaram o Brasil em 11° no quadro geral, com duas medalhas de prata. A primeira foi conquistada pela peso-ligeiro Nathália Brígida na última sexta-feira. Com as duas pratas, os dois quintos e dois sétimos lugares o país melhorou seu desempenho na competição em relação a edição de 2014, quando voltou da Turquia com dois bronzes.


Foto: IJF

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar