Últimas Notícias

Após reclassificação, Israel Stroh espera brilhar na classe 7 do Tênis de Mesa Paralímpico


Um dos principais atletas da seleção brasileira paralímpica, Israel Stroh, está entrando em uma nova fase da carreira: ele agora faz parte da classe 7, após reclassificação que aconteceu neste mês de março, e não teme o desafio.

“No ano passado eu senti, na preparação para o Mundial (da China) entre agosto e setembro, uma lesão que só no retorno foi diagnosticada: uma artrose no quadril. É uma doença definitva que pode ser apenas suavizada”, explicou Israel.

Essa foi a gota d’água para tentar a reclassificação. Originalmente, Stroh atuava na classe 8, ocupando a 20ª posição. Contudo, os jogadores desta classe que sofrem de paralisia cerebral (condição de Israel), geralmente só têm o movimento de uma das pernas comprometido. O brasileiro, por sua vez, tem dificuldade nas duas pernas, limitando sua mobilidade frente aos concorrentes.

O regulamento funcional colocava Israel como borderline, que é uma espécie de classificação “no limite” entre duas classes. Mas há um consenso para, na dúvida, classificar o mesatenista na classe de cima para não prejudicar toda uma classe. Após o problema no quadril, a situação foi revista e agora ele se adapta à nova realidade.

 “Como na classe 7 os jogadores tem mobilidade reduzida, eles são muito “malandros”, dominam muito a área de atuação. Então é um jogo mais fechado, mais troca de bola, muitos deles usam pino. Tenho que remodelar o meu jogo, antes eu arriscava muito, pois é o estilo geral da classe 8”, analisou.

Além da mudança tática, Stroh ainda trabalha para se adaptar à nova condição física, o que significa muito trabalho pela frente.

“Também tenho que saber jogar com esse problema do quadril. Então foi uma grande noticia (a reclassificação), mas veio seguida de muita coisa. Isso não me assusta muito, temos um mês pra próxima viagem e estou confiante que vou me adaptar”, afirmou.

Em termos de experiência, Israel já passou por dois torneios. O primeiro, o Aberto da Hungria, foi o que determinou sua reclassificação – o processo tem duas fases: a avaliação funcional e depois a competição, quando a decisão é oficializada ou cancelada. Posteriormente, o Aberto da Itália, que reuniu os melhores do mundo, foi de fato o primeiro desafio na classe 7.

“Foram dois torneios muito diferentes. Na Hungria eu estava muito nervoso com a reclassificação, atrapalhou meu desempenho. Agora com isso consolidado, eu fiz jogos mais difíceis com os que travam mais e mais equilibrados com mais ofensivos, na Itália. Considerando os jogos foi excelente, o resultado foi mediano no geral, mas é só o começo”, comemorou.

Com sua pontuação, o mesatenista deve entrar logo abaixo dos dez melhores do mundo na classe 7, o que traz boas possibilidades para o país e para Israel. O resultado só foi possível devido aos grandes investimentos que a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) vem fazendo não só em sua comissão técnica, como também na área de classificação funcional, coordenada pelo fisioterapeuta Luís Gustavo Amorim.

“Entre os vários fatores que influenciam no sucesso do paradesporto, é muito importante conciliar a técnica com a ciência, sendo a classificação funcional a pedra fundamental para inicio dos trabalhos, pois um atleta em uma classe errada pode trazer prejuízos incalculáveis”, explicou Amorim. 


Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar