Últimas Notícias

Surto História - Por que Taipé Chinês e não Taiwan nos Jogos Olímpicos?


Todos conhecem Taiwan (ou Formosa), que é uma ilha localizada a sudeste da China e que já foi conhecido como República da China e cujo governo, também tinha sob a sua jurisdição a República Popular da China, e que foi exilado em Taiwan após a Guerra Civil em 1949. No entanto, o que poucos sabem é que nos Jogos Olímpicos a nação não pode usar o seu nome e nem a sua bandeira oficial.

A linha do tempo abaixo vai explicar a longa confusão e disputa de nomes e bandeiras entre China e o Taipé Chinês em relação ao Movimento Olímpico:

Legendas
ROC: República da China
RPC: República Popular da China

1910: O Comitê Olímpico Nacional Chinês é criado.
1932: A República da China compete nos Jogos Olímpicos pela primeira vez como China.
1951: O Comitê Olímpico Nacional Chinês é transferido de Nanjing para Taipé.
1952: O time da República da China deixa de participar temporariamente das Olimpíadas porque sua delegação foi listada como China (Formosa).
1954: O COI adotou uma resolução reconhecendo oficialmente o “Comitê Olímpico Chinês” da República Popular da China (PRC). O país é convidado a participar dos Jogos de 1956. A RPC organiza uma delegação.
1956: A ROC participou dos Jogos de Melbourne como República da China. A RPC, que organizava delegação, não participou dos Jogos em protesto contra a inclusão de dois Comitês Olímpicos Nacionais Chineses na lista de membros do COI
1958: A República Popular da China deixou de participar do movimento olímpico e de esportes das federações olímpicas. O Professor Tung Hou Yi, um membro do COI para o Comitê Olímpico Nacional, retirou-se.
1959: A República da China informou que não controlava o esporte na China Continental, e que não poderia continuar a ser reconhecida como "Comitê Olímpico Nacional Chinês". Todas as candidaturas de um nome diferente seriam analisadas.
1960: O Comitê Olímpico da República da China foi oficialmente renomeado para "Comitê Olímpico da República da China", e então reconhecido.

Bandeira de Taiwan
1963: Foi concordado pelo COI que durante os Jogos Olímpicos a delegação da República da China seria conhecida como Taiwan, mas teria a permissão para utilizar as iniciais "ROC"em jaquetas esportivas. 

1968: O COI concordou em reverter a decisão de 1963 e renomear o time de Taiwan como República da China após os Jogos do México e sua participação sob aquele nome.

1976: A República da China não tem permissão para participar dos Jogos de Montreal, por insistir com o nome "República da China" porque o país-sede, o Canadá,  reconhecia a República Popular da China como o governo legítimo da China.

1979: O COI reconhece o Comitê Olímpico da República Popular da China como representante da China pela primeira vez desde o início do domínio comunista em 1949. A decisão do COI seguiu uma votação entre seus 89 membros. Sob a decisão do COI, o Comitê Olímpico da República da China seria renomeado “Comitê Olímpico do Taipé Chinês”; reconhecido apenas como um poder provincial; e não teria mais permissão para usar o hino nacional da República da China ou a sua bandeira nos Jogos Olímpicos. Condicionado a sua participação nos Jogos a criação de uma nova bandeira e um novo hino.

1980: O Taipé Chinês boicotou os Jogos de Moscou devido à decisão de que teria de usar esse nome em eventos esportivos internacionais.

1984: Taipé Chinês compete pela primeira vez sob a nova nomenclatura e com a nova bandeira nos Jogos de Los Angeles.

A BANDEIRA




A bandeira Olímpica usada por Taiwan mostra o Sol Branco no Céu Azul (emblema oficial de Taiwan), junto dos Anéis Olímpicos e circundados por uma flor chamada "Prunus mei", uma espécie de flor de ameixa, que é a flor nacional de Taiwan, de cinco pétalas, nas cores do país (branco, azul e vermelho).


PARTICIPAÇÃO NOS JOGOS OLÍMPICOS 


Em toda a sua história de participação em Jogos Olímpicos (até Londres 2012), Taiwan conquistou 21 medalhas, sendo dois ouros, sete pratas e 12 bronzes.

A melhor participação foi em Atenas 2004, quando conquistou os dois ouros de sua história e ambos no b. Uma no masculino, com Chen Mu-Yen, na categoria até 58 kg, e outro no feminino, com Chen Shih-Hsin, na categoria até 49 kg. Na ocasião, Taiwan ficou em 31º lugar no quadro de medalhas, com dois ouros, duas pratas e um bronze.

1 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar