Últimas Notícias

Em um ano, Sarah Menezes perde 25% dos pontos no ranking mundial de judô e vê ameaça


O ano de 2014 não foi o esperado para Sarah Menezes. A judoca não repetiu os mesmos resultados apresentados nos últimos dois anos, perdeu a liderança do ranking mundial e agora vê até a terceira posição ameaçada. Em um ano, Sarah observou a redução em 25% dos seus pontos. Reconhecendo a queda no desempenho, o treinador da atleta, Expedito Falcão, alerta para as mudanças que a piauiense deve passar para se manter no topo, porém minimiza preocupação com os números do ranking.

Sarah terminou 2013 na liderança do ranking mundial na categoria até 48kg com 2.654 pontos, 444 pontos à frente da então segunda colocada, a mongol Urantsetseg Munkhbat. No decorrer de 2014, a brasileira foi ultrapassada pela rival no mês de maio, após um ano e oito meses na liderança absoluta do judô.

Em dezembro, no último ranking da Federação Internacional de Judô, a campeã olímpica olha pelo retrovisor a japonesa Ami Kondo ameaçar a segunda posição. No ranking divulgado nesta quinta-feira pela FIJ, Munkhbat aparece na ponta com 3.180 pontos, mais de 1200 pontos de folga para Sarah Menezes, que tem 1.956. Na sua cola, Kondo aparece com 1.890 pontos. A argentina Paula Pareto (1.660) e a Húngara Eva Csernoviczki (1.580) completam o Top 5.

Em 2014, Sarah participou de seis competições com a seleção brasileira de judô. Foram três medalhas – ouro no Grand Slam da Rússia, prata no Pan-Americano de Equador e bronze no Grand Prix de Cuba – e duas eliminações, no Mundial e no Grand Slam de Paris. O ano foi fechado com uma quinta colocação em mais um Grand Slam, o de Tóquio. 

O treinador de Sarah, Expedito Falcão, acredita que sua pupila ainda não está completamente adaptada às novas regras do judô, fato que pode contribuir com o seu desempenho nos tatames. Em sua opinião, ainda não é momento para grandes preocupações, mas o sinal de alerta já foi ligado.

- Ela está em um período não muito bom, mas está no limite do que esperávamos que poderia cair. A partir de 2015, se tiver interesse de ser campeã olímpica de novo, tem que mudar algumas coisas, trabalhar outros fundamentos, para dar um upgrade nesse final de ciclo. É fundamental que ela entenda que muitas coisas mudaram, e ainda estão algumas coisas meio soltas – comenta o treinador.

Se o desempenho dentro dos tatames já chama a atenção de Expedito, a posição no ranking mundial aparece como preocupação secundária. Para ele, mesmo tendo perdido a liderança, Sarah permanece como uma das principais candidatas ao ouro olímpico, e precisa se focar apenas em ficar entre as quatro primeiras posições para poder ser cabeça de chave.

- Isso é muito relativo. Nos Jogos Olímpicos quase todas as líderes do ranking mundial perderam. Isso só influencia na hora de escolher cabeça de chave e para isso ela tem que se manter entre as quatro. O importante é isso, que deixa ela em uma situação teoricamente mais fácil, já que só vai enfrentar as atletas principais a partir das quartas de final – finaliza.


Foto: IJF
Fonte: Globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar