Últimas Notícias

Em busca de vaga nos Jogos de 2016, esgrimista Renzo Agresta compete nos EUA


Em busca de uma das vagas na esgrima para as Olimpíadas de 2016, no Rio, Renzo Agresta terá mais uma etapa de preparação neste fim de semana, 13 e 14 de dezembro. No New York Grand Prix, nos Estados Unidos, o brasileiro especialista no sabre disputará a competição visando se preparar para o calendário do próximo ano que, a partir de abril, terá torneios valendo pontuação para a vaga olímpica.

Renzo estreou na temporada internacional no Gerevich-Kovács-Kárpáti, etapa da Copa do Mundo de Budapeste, na Hungria, em novembro. O brasileiro perdeu no quadro de 64, para o italiano Diego Occhiuzzi, vice-campeão olímpico em Londres/2012, por 15 a 13.

- Depois da Hungria, tive duas semanas de treinos no Brasil. Eu e o Alkhas (seu técnico) analisamos os erros e acertos e mudamos algumas coisas na parte técnica, como tentar fazer uma defesa mais próxima do adversário, ter mais eficiência no ataque. Na parte física, o trabalho foi mais para manutenção de força, ter mais explosão - afirmou o esgrimista brasileiro.

Para o técnico de Renzo, Alkhas Lakerbai, que também está em Nova York para acompanhar o atleta na competição, a fase é de pôr à prova as novidades que foram introduzidas no jogo de Renzo ao longo do último ano.

- Mudamos alguns fatores de esgrima que precisam ser testados agora. O Renzo vai entrar em abril com o modelo de jogo para o ano todo. Abril é quando começam a valer os pontos para a Olimpíada, com o Campeonato Pan-Americano, um Grand Prix, que distribui muitos pontos. Se ele ganhar ou ficar em segundo, já será um passo enorme rumo aos Jogos do Rio - disse o treinador, lembrando que Renzo foi campeão em 2013 e bronze este ano, quando competiu lesionado.

Pelos critérios de classificação para a Olimpíada, estarão qualificados os 14 primeiros esgrimistas do ranking mundial por arma - os pontos começam a valer a partir de abril -, com o limite de dois atletas por país, e os dois primeiros atletas das Américas. O Pré-Olímpico de 2016 também vai qualificar os dois primeiros colocados. Além disso, o Brasil, como país-sede, terá direito a oito vagas, mas sem definição por arma. Classificará quem estiver melhor no ranking.


Foto: Contrapé
Fonte: Globoesporte.com

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar