Últimas Notícias

Banco Central apresenta primeiras moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos de 2016


O Banco Central apresentou nesta sexta-feira (28.11), em evento realizado no Rio de Janeiro, o primeiro lote de moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016. Foram lançados nove modelos, sendo uma de ouro, quatro de prata e quatro de circulação comum. Até 2016, serão lançadas um total de 36 moedas.

“Esse é o maior programa numismático já lançado no país. E não poderia ser diferente, já que o que se pretende é homenagear o maior evento esportivo do mundo, que é também uma grande festa de confraternização dos povos”, discursou Alexandre Tombini, presidente do Banco Central. “O lançamento de moedas comemorativas dos Jogos representa o registro perene de um momento histórico para o nosso país, para a sociedade brasileira e para a cidade do Rio de Janeiro.”

A moeda de ouro homenageia, além do Cristo Redentor, a corrida de 100 metros rasos, um dos esportes que representa o lema Olímpico “Citius, Altius, Fortius” (mais rápido, mais alto, mais forte).


As moedas de prata homenageiam o Rio de Janeiro: os anversos, com paisagens conhecidas onde o carioca pratica esportes como remo, corrida, ciclismo e vôlei de praia. Já os reversos terão imagens com aspectos da cultura e da natureza da cidade e do Brasil. Toninha (espécie de golfinho), Bromélia, Arcos da Lapa e Bossa Nova inauguram as quatro séries temáticas: Fauna, Flora, Arquitetura e Música, respectivamente.


Os esportes Olímpicos e Paralímpicos são os destaques das moedas de circulação comum. No primeiro lançamento, Atletismo e Natação representam dois dos esportes em que o Brasil conquistou mais medalhas em Jogos Olímpicos; além do Golfe​ e Paratriatlo, duas modalidades que passarão a fazer parte dos Jogos de 2016.

As moedas de R$1 entram em circulação pela rede bancária e uma parte será vendida em embalagens especiais para coleção. As moedas podem ser adquiridas no site do Banco do Brasil, por meio de boleto bancário ou, no caso de correntistas do BB, débito em conta. As moedas também estarão à venda nas agências do Banco do Brasil relacionadas abaixo. Quem comprar nas agências do BB só poderá pagar em dinheiro.

Todos os projetos foram desenvolvidos pelas equipes do Banco Central e da Casa da Moeda do Brasil, com o suporte técnico do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.


Fotos: Ministério do Esporte e Rio 2016
Fonte: Brasil 2016

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar