Últimas Notícias

Na marca do pênalti: quem leva o prêmio de melhor técnico da FIFA?

Hoje, o 'Na marca do pênalti' é especial e é dia de falar sobre as indicações da FIFA sobre os treinadores que concorrerão ao prêmio de melhor técnico do futebol masculino da FIFA. Para quem não viu ainda, a entidade revelou na última terça-feira (28), os técnicos candidatos ao prêmio de melhor treinador de futebol masculino.

A lista contém alguns nomes bem interessantes e praticamente não houve nenhuma surpresa, mas é hora de dissecar e saber de o por que esses treinadores estão na lista da premiação mais aguardada do mundo do futebol.

ANTONIO CONTE (Juventus / Seleção Italiana)


 O treinador italiano é o principal responsável pela Juventus voltar a triunfar na Itália e o clube voltar a Champions League. É tricampeão italiano pelo clube, sendo que em 2012 foi campeão de forma invicta e na última temporada, conquistou o Scudetto com nada menos que 102 pontos. Além de ser um grande motivador, conseguiu extrair o melhor de seus comandados e através de seu comando, o mundo conheceu novos talentos, como Paul Pogba. Depois de três grandes temporadas, Conte sai da Juventus para tentar fazer a seleção italiana reviver seus momentos de glória.

CARLO ANCELOTTI (Real Madrid)

 Carlo Ancelotti foi contratado pelo Real Madrid em 2013, para, enfim, fazer o clube ser campeão da da Champions League e assim, trazer a sonhada ''la decima''. Ancelotti aceitou o desafio, não se importou com a pressão de estar em um dos maiores clubes do mundo. Dessa forma, transformou o Real Madrid em uma maquina e além de trazer o título continental, trouxe para a sala de troféus do time a Copa do Rei, isso em sua primeira temporada pelo clube merengue. Pela nova temporada, já conquistou a Supercopa da UEFA. É favorito ao prêmio de melhor técnico.

JÜRGEN KLINSMANN (Seleção Americana)


 Talvez o nome que seja mais difícil de vencer a premiação, mas é fácil entender de o por que Klinsmann estar nessa lista. Desde que se tornou técnico da seleção dos Estados Unidos, Klinsmann fez a seleção se tornar difícil de ser batida. Apesar da eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo, a seleção norte-americana fez um bom trabalho desde as eliminatórias e fez o time jogar bem. Mereceu estar na lista, sem sobra de dúvidas.

JOACHIM LÖW (Seleção Alemã)

 O trabalho árduo de Löw foi coroado finalmente. Após quatro anos fazendo os alemães jogarem em alto nível, nessa temporada, foi o comandante alemão do tetracampeonato da Copa do Mundo e tornou a Alemanha a melhor seleção do mundo atualmente, jogando de forma muito técnica e bem ofensiva ( o 7 a 1 na seleção brasileira disse bem isso). Se mostrou um grande técnico ao pegar uma Alemanha com muitos desfalques e fazer o time jogar bem coletivamente. É favorito para conquistar o troféu.

DIEGO SIMEONE (Atlético de Madrid)

 Seria muita injustiça se Diego Simeone ficasse de fora dessa lista. O jovem treinador está fazendo um excelente trabalho no Atlético de Madrid. A temporada passada só não foi perfeita por causa do vice campeonato da Champions, perdendo para seu Rival, o Real Madrid na prorrogação. ''El cholo'' conseguiu com um time muito unido, sem individualidade e com um esquema quase imbatível ser o Campeão da La Liga espanhola e colocar fim à hegemonia de Real e Barcelona, que durou nove anos consecutivos. Simeone conseguiu revelar e tirar o máximo de seus jogadores, como Diego Costa que foi um dos destaques da temporada. Favoritíssimo para ganhar.

ALEJANDRO SABELLA (Seleção Argentina)

 Levar uma das seleções que poucos acreditavam que chegaria à final da Copa do Mundo é um feito e tanto. E Alejandro Sabella conseguiu. Arrumar um esquema onde uma seleção que só tinha ataque e onde a defesa era fraca, foi complicado, mas Sabella achou o equilíbrio correto na equipe e a seleção foi crescendo ao longo da competição. Não levou o título, mas correspondeu as expectativas e levou os hermanos pela primeira vez a uma final de Copa após 24 anos.

PEP GUARDIOLA (Bayern de Munique)

 Após sair do Barcelona para o Bayern na temporada passada, Guardiola tinha o objetivo de melhorar o trabalho de Jupp Heynckes e conseguiu de forma esplêndida com um triplete com destaque ao conquistar o título nacional com sete rodadas de antecedência. O time atingiu outras marcas, como a invencibilidade por 37 jogos e gols marcados em 50 partidas seguidas. Na temporada atual, está mostrando ser gênio ao remontar o esquema do Bayern e fazer o seu ''tiki-taka'' de forma objetiva e veloz. Dessa forma, é prazeroso ver o Bayern jogar pela televisão. Guardiola já venceu o prêmio em 2011. A chance de levar o troféu para casa pela segunda vez é grande.

JOSÉ MOURINHO (Chelsea)

 Vencedor do primeiro prêmio de melhor técnico do mundo, o ''special one'' que, ao contrário de outras temporadas, Mourinho acabou por não ser excepcional, mas na sua volta ao Chelsea já mostrou que pode levar os Blues ao topo novamente. Conseguiu um terceiro lugar no campeonato inglês e chegou à semi-final da Champions League na última temporada - a melhor campanha do time desde a conquista da taça em 2011/2012. Na atual temporada, está fazendo o Chelsea ser eficiente, levando o clube londrino a primeira posição, até o momento.

MANUEL PELLEGRINI (Manchester City)


 Chegar na Inglaterra e já conquistar o campeonato nacional logo de cara é para poucos treinadores e Manuel Pellegrini é um desses treinadores. Contratou peças chaves para o elenco e montou um time vencedor e imparável do meio pra frente. Afinal de contas, não é todos os times que ganham títulos marcando 102 gols, ainda mais em uma Premier League, onde o nível do futebol é alto. Pellegrini conseguiu também o título da Copa da Liga após 38 anos. Deixou seu nome na história do clube ao levar os citzens pela primeira vez ao mata-mata da Champions.

LOUIS VAN GAAL (Seleção holandesa / Manchester United)

 Das 32 seleções presentes na Copa do Mundo desse ano, a Holanda de Louis Van Gaal não era cotada nem para chegar entre os três primeiros. Mas já começou a competição de maneira avassaladora ao golear e surpreender a Espanha (até então os atuais campeões) por 5 a 1 e se classificar em primeiro no grupo B, jogando bem e sendo uma das melhores seleções da Copa. Após a eliminação para a Argentina na semi-final, fez o time se motivar e derrotar o Brasil por 3 a 0, conquistando a medalha de bronze. Chegou para fazer a seleção holandesa recuperar seu prestígio e saiu com a missão cumprida. Chega no Manchester United para o clube recuperar seu bom futebol, esquecido com a aposentadoria de Alex Ferguson.

Dos dez técnicos, creio que o troféu está entre Guardiola, Simeone, Ancelotti e Van Gaal, mas não necessariamente nessa ordem. Na lista, só é contestável o nome de Antonio Conte, sendo que José Pekermann fez a Colômbia chegar muito longe nessa Copa, fazendo a melhor campanha do país na história do mundial. Não dá para entender de o porque, mas todos os treinadores da lista fizeram um grande trabalho frente a seus clubes e/ou seleções em 2013/2014. De qualquer forma, não importa quem vença, mas fez uma ótima temporada.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar