Últimas Notícias

Eduardo Paes diz que campo de golfe não vai mudar e reclama de desconhecimento


O prefeito Eduardo Paes disse nesta quarta-feira que a prefeitura do Rio e a Fiori Empreendimentos, responsáveis pela construção do campo de golfe dos Jogos Olímpicos, não aceitaram remanejar três dos 18 buracos, como pede o Ministério Público do Estado em ação civil pública. A Justiça recebeu as propostas das duas partes na última quarta 28 e tem até hoje para definir a situação. O MPE pretende preservar uma faixa de 400 metros na beira da Lagoa de Marapendi.

Paes alegou que a área aonde está sendo construído o campo de golfe era uma cimenteira e estava degradada. Ele ressaltou a criação do Parque Municipal da Barra da Tijuca, de 1 milhão de metros quadrados, para compensar 58 mil metros quadrados que seriam despropriados do Parque Municipal de Marapendi para fazer parte do campo de golfe.  

- Não há proposta de realocação dos buracos. Você tem que respeitar um padrão olímpico. Estamos discutindo a contestação com o Ministério Público. A gente entende que estamos ganhando área de parque ali. Você está retomando uma área que estava degradada por uma cimenteira. A contestação foi apresentada hoje. Agora é aguardar a decisão do juiz. O que eu sempre tenho dito é que o Brasil é um país democrático. As pessoas têm o direito de contestar, de pedir alterações. A gente tem muita convicção de tudo o que está sendo feito no campo de golfe. Nós estamos recuperando aquilo - disse Paes, durante a abertura do Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, no Sambódromo.  

O prefeito reclamou do que chamou de "show de desconhecimento" do público geral e dos próprios jornalistas que acompanham o caso. Ele negou que o campo esteja sendo construído em uma Área de Proteção Ambiental (APA).

- Está acontecendo um show de desconhecimento. Parece que foi destruído um parque para fazer um gramado. Pega o Google Earth. Tem lá uma ferramentazinha que você pode colocar quatro anos atrás. E bota a área atualizada. Vai ver que boa parte daquela estava degradada. Era capim colonião e abandonada por uma cimenteira. Não era uma área de proteção ambiental. Nem o jornalista que está cobrindo sabe disso, imagina o resto. O importante é entender que aquela não era uma APA. Era uma área que já tinha tido inclusive autorização há cinco anos para construir um campo de golfe. Na verdade, o que se fez foi amplicar o Parque Ecológico de Marapendi. Tem que haver uma compreensão disso. As pessoas vão achar que a Olimpíada está destruindo uma APA. Ao contrário. Ela ajudou a preservar.

A permissão para construção do campo foi dada pela Câmara dos Vereadores em sessão extraordinária no último dia de trabalho de 2012 e sancionada pelo prefeito. Com o acordo, a Fiori Empreendimentos assumiu a construção do campo, orçada em R$ 60 milhões, e recebeu a área às margens da Avenida das Américas para levantar 23 prédios de 22 andares, aonde será construído o condomínio de luxo Riserva Golf. As obras começaram em abril de 2013 e já ultrapassaram 60%. Um evento-teste está previsto para outubro de 2015. 


Foto: Thiago Quintella
Fonte: Globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar