Últimas Notícias

De olho na Olimpíada, judoca Maria Suelen trata lesão com ex-rival nos tatames


Rivais durante anos em competições no judô, Priscila Marques e Maria Suelen Altheman vivem, agora, um momento diferente. A ex-judoca é fisioterapeuta e virou responsável pelo tratamento da atual segunda colocada do ranking mundial na categoria acima de 78 kg.

As duas iniciaram o processo de recuperação dos ligamentos cruzado anterior, colateral medial e colateral lateral de Maria Suelen, lesionados no Campeonato Mundial da modalidade, realizado no último mês de agosto, na Rússia, após sofrer um golpe na disputa do ouro contra a cubana Idalys Ortiz.

- Durante a luta eu percebi que tinha sido uma lesão séria. Quando cheguei no Brasil, fui direto fazer uma ressonância, nem peguei o resultado. Fui ao médico, ele contou o laboratório e ficou sabendo o que tinha acontecido comigo. No primeiro momento fiquei muito triste. A sensação era de uma lesão séria, mas eu tinha uma esperança de não ser tão grave assim – comentou.

Após a cirurgia, realizada na semana passada, em São Paulo, Suelen iniciou o tratamento em uma clínica de Santos. A responsável por seu tratamento é Priscila Marques, ex-adversária e, hoje, fisioterapeuta da seleção brasileira.

- Nós temos uma ligação muito forte. Fomos adversárias e, hoje, sou paciente dela. Temos uma amizade muito grande. Isso me dá tranquilidade. Não posso querer pular etapas do tratamento. Ela me arrebentou na nossa primeira luta. Eu era juvenil e ela era muito mais forte, mas, na minha primeira seletiva para a Seleção, lutamos e eu consegui entrar – disse Suelen.

Com 12 anos defendendo a seleção brasileira de judô e uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, Priscila crê que seu conhecimento da modalidade e a formação como fisioterapeuta podem ajudar na recuperação de Suelen.

- A Suelen é uma das pessoas que me ajudou muito na época que eu era atleta. Inclusive, ela já teve uma lesão no outro joelho durante um treinamento comigo, mas naquela época eu não era formada em fisioterapia, então não podia ajudar. Hoje tenho a felicidade de trabalhar com ela. Já estamos há dois anos nesse trabalho, que vem tendo bastante sucesso. Tenho o conhecimento da parte técnica, então eu até ajudo um pouco, mas o meu foco mesmo é deixa-la preparada e equilibrada muscularmente para que ela volte a competir em alto nível – explicou.

A recuperação de Maria Suelen deve durar de oito a 10 meses. Ela permanecerá em tratamento durante esse tempo para que esteja apta a participar da reta final da preparação da Seleção de judô para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.


Foto: João Paulo de Castro
Fonte: Globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar