A Federação Internacional de Ginástica (FIG) divulgou nesta quarta-feira a lista inicial de inscritos de todas as delegações no Mundial de ginástica artística de Nanning, entre 3 e 12 de outubro. Entre os brasileiros, chama atenção a ausência do bicampeão mundial do solo Diego Hypolito. O ginasta, porém, continua na briga por uma vaga na equipe verde-amarela - e com boas chances. Animado e confiante, ele embarcará junto com toda a delegação brasileira nesta quinta-feira para a aclimatação no Japão. Apenas no Oriente a comissão técnica definirá o ginasta cortado e o reserva do time masculino. O prazo máximo para a lista final é o dia 26 de setembro, 24 horas antes do treino de pódio.
A concorrência é grande na equipe masculina, considerada a melhor que o Brasil levará a um Mundial antes mesmo da lista final. Além do campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti e o finalista olímpico Sérgio Sasaki - dois ginastas apontados pela FIG como candidatos a medalha -, o Brasil levará para o Japão Diego, Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barretto, Lucas Bitencourt e Pétrix Barbosa. Seis deles serão titulares em Nanning, um será reserva e um será cortado. O próprio bicampeão mundial do solo destacou a força do time.
- A equipe está muito boa. Existem muitos atletas novos, além dos veteranos, com bom desempenho. Essa é a melhor equipe que o Brasil já teve ginástica artística masculina. Já tivemos equipes muito boas e fomos evoluindo a cada ano. Quanto mais a estrutura aumentou, melhor os resultados ficaram. Temos um campeão olímpico, temos campeões mundiais e isso serve de incentivo para que todos tenham essa possibilidade. Todos têm os aparelhos, todos têm a estrutura. Tomara que consigam resultados tão bons quanto o Arthur, o Mosiah, o Sérgio e eu conseguimos - disse Diego.
Chefe da delegação masculina, o bielorrusso Vladimir Vatkin ressaltou que a lista enviada para a FIG é temporária, uma questão de formalidade. Ele confirmou que Diego está em igualdade com os outros ginastas no páreo por uma vaga. O bicampeão mundial do solo, aliás, foi titular e conquistou a prata no solo no Campeonato Pan-Americano, no fim de agosto. O Brasil pode mudar seus inscritos a qualquer momento até 24 horas antes do treino de pódio.
Entre as mulheres, oito ginastas também embarcaram para o Japão, mas não haverá corte, já que a promessa Rebeca Andrade ainda não tem idade para defender a seleção adulta e viajará apenas para ganhar experiência - ela tem 15 anos e só poderá disputar um Mundial no ano que vem. Assim, as inscritas para Nanning são Daniele Hypolito, Isabelle Cruz, Julie Kim Sinmon, Letícia Costa, Maria Cecília Cruz, Mariana Oliveira e Mariana Valentim - uma será reserva.
Entre as estrelas do Mundial, a FIG destacou a presença da americana Simone Biles e do japonês Kohei Uchimura, além dos atuais campeões por aparelho, inclusive Arthur Zanetti. A federação ainda colocou Sérgio Sasaki como um dos oito principais nomes da disputa individual geral masculina, com chances de pódio.
CONFIRA A LISTA DE CONVOCADOS PARA A ACLIMATAÇÃO
Masculino:
Arthur Nory Mariano
Arthur Zanetti
Caio Souza
Diego Hypolito
Francisco Barretto Júnior
Lucas Bitencourt
Pétrix Barbosa
Sérgio Sasaki Júnior
Feminino:
Daniele Hypolito
Isabelle Cruz
Julie Kim Sinmon
Letícia Costa
Maria Cecília Cruz
Mariana Oliveira
Mariana Valentin
Rebeca Andrade (só para os treinamentos)
Fonte: globoesporte.globo.com
0 Comentários