Últimas Notícias

Seleções masculina e feminina do Brasil estreiam no Mundial de Goalball na segunda-feira


Começa amanhã, em Espoo, na Finlândia, o Mundial de Goalball 2014 da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos). Este é o mais importante campeonato da modalidade, junto com os Jogos Paralímpicos, e o Brasil será representado tanto no masculino como no feminino. Os dois times estreiam segunda. Enquanto os homens enfrentam os belgas no primeiro jogo, as mulheres iniciam a competição contra as australianas.

As disputas se estendem até 5 de julho e, entre os homens, o Brasil está no grupo B, ao lado de Bélgica, Finlândia, Egito, Japão, Turquia, Canadá e Lituânia. No feminino, a Seleção Brasileira enfrenta Austrália, Suécia, China, Ucrânia e Israel, também pelo grupo B. Nas duas disputas, o grupo brasileiro precisa ficar entre os quatro melhores da chave para avançar para a próxima fase.

As duas equipes chegam ao Mundial confiantes – apenas uma atleta do feminino e um do masculino não estiveram nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012. De acordo com o técnico do time masculino, Alessandro Tosim, o grupo está muito concentrado para a competição. “Nos últimos seis meses, fizemos quatro fases de treinamento e todas elas voltadas para o Mundial. Voltar com um bom resultado é tudo que está na cabeça deles agora. Nós temos uma equipe pronta para ser campeã”, contou o treinador.

Tosim ainda lembrou que o preparo físico será muito importante em Espoo, e que o Brasil está com seis atletas bem preparados para as disputas. “São dois jogos por dia, então temos que fazer uma boa rotação para ter sempre atletas descansados. Estou confiante porque temos seis titulares, e poucas seleções estão assim”, disse.

Para a estreia, o treinador já sabe o que esperar dos belgas – rivais dos brasileiros na campanha da medalha de prata em Londres. “Desde o começo do ano nós da comissão técnica analisamos quase todas as seleções. China e Japão não achamos muito material, mas estudamos o que encontramos. Então não acho que teremos muitas surpresas no Mundial”, completou.

O grupo feminino também chega à Finlândia com boa preparação. As comandadas do técnico Dailton Nascimento estavam em treinamento até o dia em que embarcaram e, na Finlândia, ainda seguiram a rotina de treino para fazer boas partidas no campeonato. “Essa aclimatação conclui a preparação. Já vamos conviver no fuso horário de lá, com o clima, treinar nos ginásios finlandeses, tudo para agir com naturalidade durante as partidas”, observou.

O técnico reconhece que o caminho para um título mundial na Finlândia é difícil, mas quer aproveitar ao máximo o potencial das atletas no campeonato. “Todas as seleções são muito equilibradas. Não teremos jogo fácil. Daqui também queremos tirar muita experiência para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016”, disse Nascimento.

A delegação brasileira com as comissões e atletas do masculino e feminino desembarcaram no dia 20 em Pajulahti, na Finlândia. Durante o período de aclimatação, as duas seleções finalizaram a preparação para o Mundial com treinos e amistosos.


Fonte: CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar