Últimas Notícias

Com chaleira e rodo, foliões 'jogam' curling em bloco de carnaval no Rio

Enquanto os atletas dos Jogos de Inverno passam frio em Sochi, do outro lado do planeta foliões suam pulando no pré-carnaval do Rio de Janeiro. Os dois extremos, no entanto, encontraram um ponto em comum. Na Rússia e no Brasil o curling é um sucesso. Uma prova disso é que alguns jovens têm aproveitado a típica festa brasileira para abusar das brincadeiras com o tema. Neste domingo, por exemplo, três amigos fantasiados de jogadores de curling chamaram atenção.

De "uniforme" da seleção brasileira de curling, o trio participou do bloco dando "demonstrações" do jogo originalmente disputado no gelo. Para isso, abusaram da criatividade. Uma chaleira em cima de rodinhas de skate virou a "pedra", enquanto as vassouras foram substituídas por rodos. Os foliões se divertiram com a brincadeira e atraíram olhares e risadas de quem passava. 

Esta não foi a primeira vez que o curling e o carnaval se misturaram no Rio de Janeiro. Na semana passada, inspirados pela paródia da "Dança da Vassoura", do Grupo Molejo, foliões passavam cantando e dançando pelas ruas da Zona Sul carioca, chamando a atenção pelas fantasias inusitadas em pleno verão carioca. No clima de Sochi, os amigos também viveram um dia de atletas de curling em um bloco pré-carnaval, de uniforme personalizado, vassourinha na mão e uma pista de gelo improvisada em uma cartolina com o alvo pintado de vermelho, assim como numa prova oficial da modalidade. 

 curling é um esporte que reúne habilidade, precisão e estratégia. Começou como um esporte ao ar livre e hoje é um dos principais destaques dos Jogos Olímpicos de Inverno. A modalidade apareceu pela primeira vez nos Jogos em 1924, na primeira edição, em Chamonix. No entanto, foi adicionado ao programa oficial apenas em Nagano 1998. Há competições masculinas e femininas.

O jogo é disputado entre duas equipes de quatro atletas. Sobre uma pista de gelo, os times devem jogar uma pedra de cerca de 20kg o mais próximo possível do alvo circular, chamado de "casa". O objetivo é fazer com que a pedra fique mais perto do círculo do que a do adversário. Cada jogo é composto por 10 rodadas, chamadas de ‘’ends’’. As equipes jogam oito pedras por end, de forma alternada. Os pontos são calculados pela localização da pedra. Uma vassoura é utilizada para varrer a superfície do gelo na frente da pedra. Essa varredura cria uma película de água entre a pedra e o gelo e reduz o atrito. Assim, há aceleração da pedra e mudança de trajetória. A parte de baixo das vassouras pode ser feita de tecido ou cabelo de animais. Há também vassouras de palha, mas raramente são usadas atualmente.


Foto: Agência O Globo/Ana Branco
Fonte: Globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar