Últimas Notícias

Lei "antigay": cantora Lady Gaga pede boicote aos Jogos Olímpicos de Sochi

A lei antigay russa continua gerando desaprovação às vésperas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em fevereiro. Desta vez, foi a estrela americana Lady Gaga quem criticou abertamente e posição do governo russo e defendeu um boicote ao evento do ano que vem. Durante sua participação em um programa de entrevista britânico, a cantora criticou duramente a forma como o homossexualismo é tratado na Rússia.

- Para ser honesta, acho que não devemos ir para as Olimpíadas mesmo. Eu acho que é absolutamente errado tantos países enviarem dinheiro para um país que não apoia os gays - disse Gaga.

Questionada sobre a possibilidade de excluir a Rússia em sua próxima turnê mundial de shows, Gaga mostrou bom humor. A cantora acredita que não poderá voltar a se apresentar no país, já que no ano passado fez um discurso a favor dos homossexuais durante sua performance em Moscou.

- Não acredito que possa voltar. Eu gritei ''sou gay, me prenda'' na última vez que estive lá - brincou.

Confirmada pelo governo russo no fim de julho, a controversa lei antigay, que proíbe propagandas homossexuais no país, é uma das maiores preocupações dos organizadores dos Jogos de Inverno. A regra norma diz que estrangeiros podem ser multados em até 100 mil rublos, o equivalente a R$ 6 mil, presos por 15 dias e deportados e gerou revolta mundial. Na semana passada, o  presidente da Alemanha, Joachim Gauck se tornou a primeira grande figura a boicotar as Olimpíadas.

Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach disse que os atletas devem evitar qualquer tipo de discurso polêmico durante os Jogos. Ele prefere proteger os competidores de se envolverem em problemas durante o evento de fevereiro.

- Como um atleta, você não quer se confrontado com qualquer política controversa durante os jogos. Eu sei pela minha experiência - disse Bach, que é ex-atleta olímpico, à rede ''BBC''. 

O COI pretende elaborar uma carta para enviar aos atletas e já pediu aos russos para esclarecer como a lei pode afetar as Olimpíadas.


Fonte: Globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar