Últimas Notícias

Morre Sergei Belov, uma lenda do basquete soviético e europeu






Faleceu nesta quinta-feira o russo Sergei Belov, um dos destaques da polêmica decisão entre União Soviética e Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972. O ala-armador foi responsável por 20 pontos dos europeus, que contaram com um dos lances mais controversos da história do esporte para baterem os americanos por 51 a 50. Belov tinha 69 anos.

Belov é considerado um dos melhores jogadores europeus de sempre, tendo sido o primeiro não norte-americano a integrar o “Hall of Fame” do basquetebol americano. Em 1991, a FIBA organizou uma votação entre especialistas da modalidade para escolher os melhores 50 basquetebolistas de sempre da Europa: Belov foi o mais votado, à frente de Drazen Petrovic e Arvydas Sabonis.

Nos anos 90, Sergei Belov treinou a equipa da Rússia, que terminou em segundo lugar os Mundiais de 1994 e 1998, disputados no Canadá e na Grécia, respectivamente, e ainda conquistou um bronze no EuroBasket de 1997. Ainda como treinador, somou dois títulos de campeão soviético com o CSKA Moscou e dois de campeão russo com o Ural Great Perm.



0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar