Últimas Notícias

Palco do Rock in Rio, Parque dos Atletas é legado 'antecipado' de 2016








A três anos para o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, um dos principais equipamentos da competição já pode ser usufruído por cariocas e visitantes. Antes de se tornar um ponto de encontro para esportistas do mundo inteiro, o Parque dos Atletas se reveza entre as funções de palco do Rock in Rio, maior festival de música do planeta, e de espaço de uso geral para a população. Inaugurada oficialmente em agosto de 2011, a área de 150.000m², localizada às margens da Lagoa de Jacarepaguá, é um exemplo de legado “antecipado” das Olimpíadas de 2016.

Este ano, o espaço se torna o endereço da Cidade do Rock pela segunda vez. A primeira, em 2011, marcou o retorno do festival ao Brasil após 10 anos. Durante o evento, a área localizada na Barra da Tijuca é tomada por diversos palcos em que se apresentam atrações musicais de renome internacional, além de abrigar brinquedos radicais como roda gigante, montanha russa e tirolesa. Em 2013, cerca de 600 mil pessoas devem passar pelo local nos sete dias de intensa programação. Uma nova edição está marcada para 2015.

Na “entressafra” do Rock in Rio, o Parque dos Atletas tem a missão de se firmar como um dos principais espaços públicos da capital fluminense, ao lado da Quinta da Boa Vista e do Parque do Flamengo. Ao custo de R$ 44 milhões, a área já conta com pistas de caminhada, academias para a terceira idade, playgrounds para crianças, campos de futebol e quadras de vôlei e tênis. Um dos compromissos da cidade-sede com o Comitê Olímpico Internacional (COI) é deixar um legado que incentive a prática esportiva entre seus habitantes. Por isso, a população tem acesso livre e gratuito a todas as atividades.

Antes de assumir definitivamente o status de legado olímpico, o Parque dos Atletas terá um papel crucial durante a realização dos Jogos de 2016. Com capacidade para receber até 100 mil pessoas, o local está situado a menos de 1km das duas instalações mais importantes do evento: a Vila dos Atletas, onde os esportistas ficarão hospedados, e o Parque Olímpico, que acolherá a maioria das competições. Nos intervalos das competições, os esportistas terão acesso a um centro de treinamento provisório construído na área.

Os competidores poderão se deslocar da Vila Olímpica para o Parque dos Atletas por meio de uma passarela exclusiva. O centro de treinamento provisório terá estrutura para atender a atletas de oito modalidades: atletismo, basquete, handebol, ginástica, nado sincronizado, polo aquático, natação e vôlei. Além de ginásios, o espaço contará com duas piscinas e uma pista de atletismo. O parque também deverá oferecer opções de lazer e entretenimento para os competidores.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar