Últimas Notícias

From Russia With Juh - O Alfabeto Cirilico






Здравствуйте. Как дела?

A simples frase acima “Olá, como você está? assusta logo de cara os tripulantes de primeira viagem ao país sede da próxima olimpíada de inverno. Além de possuir um idioma diferente, a Rússia utiliza o alfabeto cirílico, e causa estranheza para quem o vê pela primeira vez.

Apesar de ser considerado o alfabeto russo, diversos países, principalmente da Europa, como Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia, Ucrânia, Mongólia e Montenegro utiliza-o como o alfabeto nacional.
A expansão da extinta União Soviética (1917-1989) no Leste Europeu durante o século 20 foi um dos principais fatores para que mais países utilizassem o cirílico como o alfabeto oficial.

Apenas em 2007 a União Europeia reconheceu o alfabeto cirílico como um dos alfabetos oficiais do bloco econômico com a adesão da Bulgária, que adota a forma de escrita cirílica, no mesmo ano. Segundo estimativas, em 2011, cerca de 252 milhões de pessoas na Eurásia e Bálcãs já usavam o cirílico como o alfabeto oficial. Desse total, mais de 50% são russos, por isso diversas vezes é conhecido como apenas o alfabeto russo, ignorando os demais países que também o utilizam.

Fachada do McDonalds em São Petersburgo (RUS)

A forma atual de escrita atual teve como base o cirílico arcaico, que foi desenvolvido no Primeiro Império Búlgaro durante o século 10. Para a sua criação, várias línguas e escritas, principalmente da região dos Bálcãs e Eurásia foram importantes, mas a base foi o grego. O nome cirílico veio de um dos nomes dos santos bizantinos grego no século 9, Cyril e Methodius. Ambos criaram o glagolítico, o alfabeto antigo dos eslavos e são considerados os pais dessa escrita. Com os séculos, os países foram adotando o alfabeto cirílico até ele se tornar uma das principais formas de escrita no mundo.

Os algarismos que usamos a todo o momento, mesmo sem perceber, pertencem ao sistema numérico hindu-arábico, mas na Rússia não funciona bem assim. Apesar de ser o sistema considerado universal, os russos, assim como os demais países que utilizam o alfabeto cirílico, possuem outro sistema número, também chamado de cirílico. Cada vez mais, os números hindu-arábicos estão agregando-se à cultura russa, mas a forma cirílica ainda é a mais utilizada. Confira abaixo como eles são:


Para os mais curiosos, existe um site que transcreve as palavras de nosso alfabeto para o cirílico. Ele não realiza a tradução, como o Tradutor do Google, por exemplo, ele apenas demonstra como as palavras seriam se utilizassemos essa forma de escrita.




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar