Rio 2016 lança plano de sustentabilidade para Jogos




O Comitê Organizador dos Jogos de 2016 lançou na última segunda o plano de sustentabilidade para o evento. O programa foi elaborado com os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) para estabelecer os fundamentos da integração de princípios, ações e projetos relativos à sustentabilidade no planejamento e operação dos eventos.

O plano tem nove eixos temáticos, envolvendo transporte, obras sustentáveis, conservação ambiental e gestão de resíduos. De acordo com o trabalho apresentado pelo Rio 2016, essa primeira versão do programa estabelece "os passos iniciais para a integração da sustentabilidade ao longo das etapas de preparação, operação e legado dos Jogos".

O projeto prevê a recuperação ambiental dos corpos hídricos nas regiões dos Jogos, expansão do monitoramento da qualidade do ar e da água, além de desativar e iniciar a recuperação ambiental dos lixões e implantar um sistema integrado de tratamento de resíduos sólidos.

No lançamento do programa, o Comitê assinou um acordo de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para implementação do plano.

Representantes dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) e da Autoridade Pública Olímpica (APO) também participaram do evento.

Fonte: Folha de S. Paulo

0 Comentários