Começa amanhã o Campeonato Asiático de Basquete Masculino - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Começa amanhã o Campeonato Asiático de Basquete Masculino

Compartilhe






Começa amanhã, nas Filipinas, o Campeonato Asiático de Basquete, que dará 3 vagas para a Copa do Mundo de Basquete, que será realizado na Espanha, ano que vem.

A competição terá 15 equipes divididas em três grupos de quatro e um de três. Seriam 16, mas o Líbano foi suspenso pela FIBA em razão de conflitos internos na federação de basquete do país. Assim, Iraque e Emirados Árabes Unidos foram convidados para assumir a vaga, mas recusaram pela falta de tempo para a preparação. Com a exclusão do Líbano confirmada, a FIBA Asia decidiu não convidar mais nenhuma equipe, e o Grupo B terá apenas três equipes, e todas já classificadas para a 2ª fase.

O favoritismo fica principalmente entre Irã e China. A China é a atual campeã asiática e o Irã, bicampeão em 2007 e 2009, apesar de ter perdido da Jordânia nas quartas de final do último Campeonato Asiatico, o que também custou a chance de disputar novamente os Jogos Olímpicos.

Por fora vem Jordânia, Coréia do Sul e os donos da casa. A Jordânia surpreendeu o continente em 2011 ao chegar nas semifinais, com direito a eliminar o Irã nas quartas de final. Coréia e Filipinas decidiram a 3ª posição em 2011 e vão tentar atrapalhar os favoritos.

O campeonato será realizado em duas cidades: A capital Manila (Mall of Asia Arena) e Pasay (Ninoy Aquino Stadium), que fica na região metropolitana da capital.

Os grupos são os seguintes:

Grupo A - Jordânia, Taiwan, Arábia Saudita e Filipinas.
Grupo B - Japão, Qatar e Hong Kong
Grupo C - China, Coréia do Sul, Irã e Malásia
Grupo D - Cazaquistão, Tailândia, Índia e Bahrain

Forma de competição: Os três primeiros de cada chave se classificam, e são divididos em duas chaves de seis equipes ( Grupo E - 1,2,3 A e 1,2,3 B; Grupo F - 1,2,3 C e 1,2,3 D).

Os quatro primeiros de cada chaves vão para as quartas de final, e se enfrentam em mata mata até a final. Os finalistas mais o vencedor da decisão do 3º lugar estarão na Copa do Mundo da Espanha de 2014.

Para ver a tabela dos jogos, clique aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário