Últimas Notícias

Começa hoje o 100º Tour de France



O Tour de France chega em sua 100ª edição como uma competição histórica e de maior prestígio no ciclismo mundial. E expectativa é grande, após uma edição enfraquecida em 2012 por causa dos Jogos Olímpicos de Londres e outros fatores que tiraram ciclistas importantes da disputa. Os atletas percorrerão 3360km entre os dias 29 de junho e 21 de julho, divididos em 21 etapas, todas na França.

O grande favorito para a edição 2013 é Alberto Contador, da equipe Saxo Bank, que já possui dois títulos do Tour. Na lista de quem pode impedir o espanhol de ficar mais uma vez com a camisa amarela estão Chris Froome (britânico atual vice-campeão do Tour, pela equipe Sky), Andy Schleck (atleta de Luxemburgo, atua pela Leopard Trek e foi campeão em 2010), Joaquim Rodríguez (equipe Katusha) e Alejandro Valverde (Movistar). O campeão de 2011, Cadel Evans, corre por fora, dividindo a liderança da equipe BMC com o bom Tejay van Garderen. 

As ausências mais sentidas são do italiano Vincenzo Nibali, que deixou o Tour de lado para vencer em casa o Giro d'Italia, realizado em março, e Bradley Wiggins, atual-campeão que já não disputou o Giro devido a lesões e não se recuperou a tempo de disputar o Tour de France.

O Brasil finalmente volta a ter um atleta na competição, será Murilo Fischer, da equipe francesa FJD. Fischer não deve brigar por camisas, mas pode ter sua chance em alguma possibilidade de fuga em etapas de transição, principalmente pré-Alpes.


Entre as 21 etapas, serão seis de montanha, sendo quatro delas a partir do 15º dia de competição. Em uma edição histórica, a organização incluiu pontos famosos no trajeto do Tour de France 2013, como a escalada do Mont Ventoux (etapa 15) em uma etapa de 242,5 km, e uma chegada no Alpe d'Huez (etapa 18). Além do tradicional final na Champs-Élysées, em Paris. Serão três etapas contra-relógio, sem uma delas por equipes. Diferente das últimas edições, o Tour não passará por países vizinhos.


Acompanhe aqui no Surto Olímpico boletins semanais sobre o 100º Tour de France, além de comentários no SurtoCast.

Mapa do Tour de France 2012

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar