Uma exposição de museu em Doha (QAT), que estava sendo considerada uma "ponte de amizade" entre a Grécia e o Qatar, acabou virando uma polêmica em relação a duas estatuas "nuas".
A polêmica começou após a visita do ministro da Cultura Grega, Costas Tzavaras, a essa exposição Olímpica, e ele percebeu que os órgãos genitais das estatuas masculinas foram cobertas com panos negros pelas autoridades qataris.
Tzavaras, que estava visitando o país para acompanhar a abertura da exibição, disse que ou as estatuas fossem exibidas como elas são, ou deveriam voltar para a Grécia. O ministro disse para a AFP que as estatuas já foram devolvidas, acrescentando que a ideia de cobrir os órgãos foi dos organizadores da exposição.
As peças em questão datam entre o século VI e II antes de cristo e seriam as obras principais da seção chamada "Olímpia - Mito - Cultura - Jogos".
A exibição é chamada de "Jogos Olímpicos - Passado e Presente" e leva os visitantes através da história dos Jogos Olímpicos.
Um representante da Autoridade dos Museus do Qatar disse que as informações da AFP são incorretas e que a polêmica não tem a ver com censura.
O representante disse que: "A decisão de remover as obras foi baseada na fluência da exibição e no alcance da exposição em relação as famílias e aos estudantes no Qatar, e no desejo de ser sensível para as necessidades e padrões da comunidade local."
Fonte: The Independent
0 Comentários