Últimas Notícias

From Russia With Juh - Matryoshka






As Матрёшка (conhecidas aqui como Matryoshka ou bonecas russas) são bonecas feitas de madeira pintadas com cores vivas, ocas e com outras bonecas gradativamente menores uma dentro das outras. Elas são consideradas um talismã e a sequência das bonecas sempre representam algum tema.

O nome Matryoshka é o diminutivo de Matryona, um nome feminino comum na Rússia que vem do latim 'Matrona'. A maioria das bonecas são desenhos de mulheres que representam a fertilidade e são presentes comuns à recém-casadas e grávidas, para desejar sorte e muitos filhos saudáveis.

Apesar das características russas, essas bonecas foram baseadas nas bonecas japonesas Fukurokuju que se tornaram populares na Rússia no século 19. A primeira Matryoshka foi feita por Vasily Zvyozdochkin a partir do design de Sergey Malyutin. A boneca principal foi desenhada com Safaran, vestido típico russo e todas as demais bonecas menores possuíam o mesmo padrão de vestimenta, até terminar com um pequeno pedaço de madeira, que era um bebê. As Matryoshkas tradicionais ainda seguem esse mesmo padrão.


A Exposição Universal de 1900, em Paris, que tinha como objetivo celebrar conquistas do século passado e acelerar o desenvolvimento do século 20, foi fundamental para a popularização das bonecas russas. Vasily Zvyozdochkin e Sergey Malyutin, os criadores da primeira Matryoshka, trabalhavam para o mercador Savva Mamontov e ele era o único comerciante que possuía essas bonecas. A mulher de Mamontov decidiu ir à Exposição Universal para apresentar a, até então, desconhecida boneca russa para o mundo e acabou ficando em terceiro lugar na competição de brinquedos. Depois disso, a Matryoshka passou a ser fabricada em vários lugares na Rússia e exportada para todo o mundo.

Além da beleza e de serem usadas como talismã, as Matryoshkas são usadas metaforicamente, como o paradigma de design, conhecido também como o "princípio de Matryoshka". Ele denota uma relação reconhecível do "objeto com um objeto similar dentro" que aparece no projeto de muitos outros objetos naturais e artificiais. É semelhante à metáfora da cebola; se a cama exterior é retirada de uma cebola, uma cebola semelhante existe em seu interior. Um exemplo de utilização dessa estrutura pelos designers é a aplicação de camadas de roupa ou desenho de mesas, onde uma mesa pequena fica dentro de uma mesa maior com uma menor ainda dentro dela.


Voltando às bonecas, mesmo com toda a evolução tecnológica, elas ainda são fabricadas manualmente. O conjunto é fabricado com apenas uma tora, que é cortada ao meio, onde as bonecas se abrem, e então são esculpidas diminuindo de tamanho até chegar a um pequeno pedaço de madeira que é a última peça. O que evoluiu com o tempo foram os desenhos que abrangem todos os temas possíveis. Caricaturas de figuras importantes como políticos, músicos, líderes russos, atletas, atores, atrizes, personagens famosos de desenhos, quadrinhos e filmes, temas sazonais como natal e páscoa, animais, dentre outros.

Quando for à Rússia, não deixe de comprar uma Matryoshka com um tema que você se identifique para usar como talismã.




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar