Últimas Notícias

A Dama de Ferro e os Jogos Olímpicos







Margaret Thatcher nunca fez muita questão de esconder que não gostava de esportes enquanto foi premier da Grã Bretanha. Ela tentou usar o cenário esportivo como uma arma política durante a Guerra Fria.

Os 11 anos de Thatcher como primeira ministra foram tão problemáticos no esporte, que nenhuma das grandes instituições esportivas da Grã Bretanha prestou homenagens para ela, que faleceu hoje aos 87 anos de idade.

Sebastian Coe, atual presidente do BOA (Associação Olímpica Britãnica), disse que: "Thatcher nunca entendeu o significado do esporte, até fazê-lo influenciar outras áreas da política." Coe se tornou legislador, no Partido Conservador de Thatcher, após ter conquistado suas medalhas em Jogos Olímpicos.


Durante seu primeiro ano no poder, Thatcher pediu que os atletas britânicos boicotassem os Jogos de Moscou, em 1980, após a invasão do Afeganistão pela União Soviética. De acordo com recentes cartas daquela época publicadas pelo BOA, Thatcher ameaçou os atletas dizendo que: "Participar dos Jogos de Moscou só servirá para frustrar os interesses da Grã Bretanha." 

Mas Coe, eu sua auto-biografia, mencionou o comentário do deputado do Partido Trabalhista, Austin Mitchell, que disse que o pedido de Thatcher era "Mesquinho, perverso e estupido, além de ser uma grande demonstração de impotência." 

Apesar de alguns atletas terem ficado de fora dos Jogos, vários outros participaram, incluindo o próprio Coe. O que demonstrou a limitação da primeira ministra de se impor no palco esportivo. 

Coe, que conquistou o primeiro dos dois ouros nos 1500m em Moscou, ainda disse que: "Usar o esporte como uma arma é um ato covarde e de auto-derrota."


Foto e Fonte: Associated Press


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar