Últimas Notícias

Campeão Olímpico da Luta de Atlanta 96 devolve a sua medalha em protesto.


O atual presidente da Federação Búlgara de Luta, Valentin Yordanov (BUL), devolveu a sua medalha de ouro conquistada em Atlanta como resposta ao COI pela indicação da modalidade para exclusão dos Jogos de 2020.

Yordanov disse em sua carta para o COI que: "Como sinal de protesto, devolvo a minha medalha de ouro para o COI, em Lausanne. Com esse ato expresso a minha solidariedade com os milhões de atletas e fãs da Luta que condenam a atitude do COI. Nosso esporte é parte integral do movimento Olímpico e um dos fundadores dos Jogos Olímpicos das Eras Antiga e Moderna." 

O lutador se aposentou do esporte após conquistar o ouro na categoria até 52kg em 1996. A Bulgária conquistou 16 medalhas na Luta, sendo assim seu melhor esporte em termos Olímpicos. O atual treinador de Greco-Romana da seleção búlgara, Armen Nazarian chegou a cogitar uma greve de fome em protesto a recomendação pela exclusão da Luta.

Em maio, alguns esportes que pretendem ocupar essa vaga aberta (incluindo a própria Luta) serão excluídos da disputa e em setembro, na sessão de Bueno Aires (ARG), o COI decidirá se a Luta sai mesmo ou se permanece no programa Olímpico.


Fonte: NBC

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar