Últimas Notícias

Coluna do Vôlei - Superliga na Globo e sua exibição em conta-gotas



Um assunto que anda meio batido, mas que eu ainda não havia abordado nessa coluna e resolvi aproveitar o gancho das recentes transmissões de vôlei na Rede Globo para falar sobre. A velha questão da transmissão da Superliga de Vôlei em TV aberta.

A emissora é a detentora dos direitos de transmissão da competição, tanto na rede aberta, quanto na rede fechada, através do SporTV. Na rede fechada, o SporTV faz uma grande cobertura, exibindo várias partidas e dando bastante destaque a liga nacional do vôlei brasileiro. Na TV aberta, porém, não chega a ser grande o destaque dado pela Rede Globo. A maior parte da transmissão das partidas no sistema é feito pelo Esporte Interativo, canal esportivo que apesar de ser aberto, não tem um grande alcance por estar praticamente apenas ao alcance de detentores de antenas parabólicas. Não possuem um canal HD ou mesmo analógico na maior parte do Brasil. A Rede Globo fez nesse final de semana a sua primeira partida na atual temporada da Superliga, exibindo Unilever e Vôlei Amil, e fará nesse sábado outra partida, RJX x Sesi. E ficará por isso mesmo a primeira fase. A emissora voltará a transmitir jogos da competição apenas nas semi-finais e finais da competição.

O Brasil passa por um bom momento econômico, a TV por assinatura já não é mais um bem para poucos, muitos cidadãos conseguem bons pacotes a preços mais acessíveis, e o SporTV costuma estar nesses "pacotes populares". Isso traz um pouco mais de audiência para o canal, para as partidas da Superliga. Porém, ainda são muitos os que não podem pagar mensalmente um plano de tv por assinatura. E num país que daqui a quase três anos irá sediar uma edição de Jogos Olímpicos, a atenção da maior emissora aberta do Brasil para os esportes que estarão em disputa em 2016 seria indispensável.

O vôlei só fica atrás do futebol na lista de transmissões da Globo. Porém, ainda creio ser pouco o número de partidas que são exibidas pelo canal. Não digo que toda semana a emissora deveria exibir partidas da Superliga. Mas numa perspectiva meio sonhadora, uma partida a cada duas, três semanas na primeira fase (dividindo talvez com o basquete), em horários mais "mortos" da programação, como uma manhã de sábado ou tardes de domingo pré-futebol, aos poucos que se traz o interesse do telespectador mais leigo. 

A alternativa de dividir a transmissão aberta com outra emissora já acontece com o Esporte Interativo. Mas o problema é aquele que está descrito há dois parágrafos atrás, de não haver grande alcance. A Rede Bandeirantes chegou a transmitir várias partidas da Superliga há duas (ou três, se eu não estou enganado) temporadas, chegou a dar boa audiência para a emissora em vários jogos. Não lembro o que fez a emissora largar a competição, se foi a proposta financeira maior do Esporte Interativo ou outro motivo. Outra boa alternativa, criada pela Confederação Brasileira de Vôlei recentemente foi a transmissão via internet das partidas sem televisionamento. Algumas acabam não recebendo, talvez porque ainda é uma tecnologia em testes e não há material humano e tecnológico suficiente nas mãos deles. Mas, de qualquer forma, já é um imenso avanço, já que a internet é um meio de comunicação que a cada dia está mais acessível aos brasileiros.

Dificilmente (diria quase impossível) minha ideia um dia será levada em consideração. Mas fica a opinião de quem gosta da Superliga, e sonha um dia ver a competição ainda mais valorizada do que já é, e com maiores públicos, seja nas arquibancadas, seja nas audiências da televisão.

CURTINHAS

No Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, em mais uma etapa, dessa vez na arena montada no Aterro da Iracema, em Fortaleza (CE), Juliana e Maria Elisa derrotaram Ângela e Neide por 2 sets a 0 (21/19 e 21/13), vencendo a sétima etapa da temporada. Lili e Rebecca ficaram em terceiro lugar. Pela disputa dos homens, vitória de Pedro Solberg e Bruno Schmidt, que derrotaram Marcio e Fernandão por 2 sets a 0 (21/18 e 21/17). Os medalhistas de prata em Londres-2012 Alison e Emanuel terminaram em 3° lugar.

CEV Champions League, confira os resultados de ontem e hoje:

Masculino: Zenit Kazan 3-2 SCC Berlin (Zenit classificado); Dynamo Moscou 3-0 Trentino (Dynamo classificado); Noliko Maaseik 2-3 Zaksa (Zaksa classificado); Skra Belchatow 2-3 Arkas Izmir (Arkas Izmir classificado); Lube Macerata 3-1 Asseco Rzeszów (Lube Macerata classificado); Bre Banca Cuneo 3-1 Volley Ljubljana (Bre Banca classificado).

Detalhe para a eliminação dos atuais campeão e vice da competição. O Skra Belchatow e o Trentino acabaram caíndo em duelos contra equipes de mesmo nível. E se deram mal.

Feminino: Lokomotiv Baku 0-3 Azerrail Baku (Azerrail classificado); Dinamo Kazan 3-2 Dinamo Moscou (Kazan classificado). Outras partidas serão amanhã.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar