Últimas Notícias

Surto Entrevista: Fernando Nardini


O Surto Entrevista de hoje traz o apresentador e narrador dos Canais ESPN, Fernando Nardini.

Fale um pouco da sua da sua vida e sua carreira no Jornalismo.
 
Comecei em 98 como auxiliar no plantão da extinta equipe de esportes da radio atual em SP. Logo depois cheguei a TV Bandeirantes como estagiário e alí fui subindo degrau a degrau desempenhando quase todas as atividades dentro de uma televisão. Saí em 2005 como repórter e apresentador e duas olimpíadas de experiência (200 e 2004). Até janeiro de 2012 estava na TV Record onde cobri os jogos Pan-Americanos 2007 e as Paraolimpíadas 2008 in loco, além dos Jogos de Inverno 2010 (quando comecei a narrar) e Pan 2011. Desde janeiro estou na ESPN Brasil onde já fiz a cobertura das paraolimpíadas de Londres.  
 
O que te levou a falar dos Esportes Olímpicos?
 
Sempre acompanhei as mais diversas modalidades esportivas, desde pequeno. Pratiquei algumas, principalmente o voleibol, é algo meio natural. Quando entrei na profissão é claro que eu achava o máximo trabalhar como futebol. Com o tempo fui percebendo que bom mesmo, embora menos popular, é trabalhar com os olímpicos e paraolímpicos. Dali saem ótimas histórias, as pessoas atendem com boa vontade. Sonho com o dia em que o público brasileiro vai dar mais valor às modalidades olímpicas, mas isso não está perto, infelizmente.
 
Qual foi o momento mais emocionante dos Jogos de Londres para você e o mais frustrante?
 
Sem dúvida nenhuma o mais frustrante foi a Fabiana Murer, aquilo é inesquecível e imperdoável.
O mais emocionante é difícil, mas vou ficar com o choro e a homenagem do Felix Sanchez nos 400 com barreiras.
 
Como você avalia o desempenho do Brasil nos Jogos de Londres?
 
Houve boas e más notícias como vem acontecendo nos últimos jogos. Excelentes os ouros do Zanetti e da Sarah, a participação do Handebol feminino, entre outras coisas. Lamentável e vergonhosa a participação do atletismo. Os vôleis garantindo medalhas. Enfim, nada que faça ficar muito otimista para 2016. Infelizmente o caminho para os jogos do Brasil deveria ter começado no máximo em 2008, assim como fizeram China e Grã-Bretanha. Naturalmente 2016 deve ser a melhor campanha do Brasil na história, mas não do jeito que poderia ser.

E quanto ao tão falado legado dos Jogos? Como lidar com a estrutura que vai ficar de herança e não deixar acontecer o que aconteceu com as instalações de Atenas 2004 e algumas de Pequim 2008, que caíram no descaso?
 
Estive em Atenas nos jogos e ano passado voltei de férias. Juro que deu nó na garganta. Impressionante o que aconteceu com aquele lugar, tudo abandonado, sem manutenção. Temo pelo destino das instalações esportivas no Brasil após os jogos de 2016 exatamente por não sermos uma nação olímpica. Fatalmente serão pouco aproveitadas. Se na China onde sobra gente para praticar e se desenvolver no esporte algumas instalações são mal usadas imagina por aqui.
 
Deixe um recado para os leitores do blog.
 
Principalmente que sigam acompanhando, se interessando, divulgando para os amigos os esportes olímpicos. Nós que gostamos temos um trabalho de formiguinha e um longo caminho pela frente para divulgar e tornar mais acessível ao público geral esse mundo fascinante das olimpíadas.

Um abraço e obrigado pela oportunidade.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar