Últimas Notícias

Zanardi de volta às pistas, mas no Handcycling


Zanardi treinando em Brands Hatch
Por Paulo Abreu (@Voltarapida)

Alessandro Zanardi voltará ao seu habitat natural, que tão bem conhece dos tempos em que era um dos melhores pilotos do mundo: as pistas de corrida. Na verdade a pista de corrida. Zanardi terá a oportunidade de correr o Time Trial da categoria HandCycling na pista de Brands Hatch, o famoso circuito britânico que sediou, em alternância com Silverstone, o GP da Grã-Bretanha de Fórmula-1 desde os anos 60.

A competição está marcada para o dia 5 de setembro e apesar de conhecer a pista de visitas anteriores, onde conquistou pódios pela extinta Fórmula-3000 em 1991 (2º colocado) e no WTCC em 2008 (3º colocado), Alessandro sabe que o percurso é bem difícil: “O curso é muito difícil”, disse Zanardi “Não há muita quilometragem plana -. Esta é feita em subidas e descidas, mas atende às minhas características”.

Zanardi teve a oportunidade de testar em Brands Hatch em junho passado com um Handcycling, o que lhe deu a oportunidade de sentir como será o seu comportamento na prova de setembro: “Como um duplo amputado, as subidas para mim é uma vantagem em relação aos meus adversários”. Para quem não conhece a história de Zanardi, ele perdeu as duas pernas num acidente na pista de Lausitz durante a etapa européia da extinta Fórmula CART em 2001. Ficou por dias entre a vida e a morte, escapou e voltou a competir no automobilismo na metade da década passada. Em 2009 optou pelo HandCycling, que ele já vinha praticando há alguns anos como parte de sua preparação fisíca.

Apesar do seu otimismo em volta dessa competição, Zanardi sabe que terá um páreo duro pela frente no Time Trial, prova na qual está mais focado: o americano Oscar de Sanchez é um dos melhores para-atletas dessa modalidade, tendo conquistado duas medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 – ouro do Time Trial e bronze na Prova de Estrada – e conquistado o ouro nas duas modalidade no último Parapan-americanos realizado em Guadalajara 2011. “Ele tem sido praticamente imbatível nos últimos quatro anos, mas saibam que estou muito, mas muito perto em termos de desempenho e será muito emocionante, fantástico vencê-lo” diz um confiante Zanardi que já venceu Sanchez este ano, na abertura do Campeonato Mundial da modalidade disputado em Roma.

Zanardi começou a competir em 2009 quando conquistou um 14º lugar na Prova de Estrada e um 15º no Time Trial no Campeonato Mundial de HandCycling. Ele pegou gosto pelo esporte e passou a dedicar-se integralmente à ele: “Queria ver se poderia qualificar para os Jogos Paraolímpicos. Claro que tive de Londres em mente quando eu tomei essa decisão, e sabia que tinha que dedicar todo o meu tempo para o handcycling se eu quisesse ir bem”. A recompensa por essa dediocação veio ano passado, quando o italiano conquistou a medalha de ouro na Maratona de Nova Iorque. E o próprio Alessadro sabe que, por conta de sua idade, esta pode ser a última chance de conquistar a tão sonhada medalha olímpica: “Espero que não, mas tendo em conta a minha idade, esta pode ser a última”.

Além da prova de Time Trial em Brands Hatch no dia 5 de setembro, Zanardi está escalado para competir na Prova de Rua no dia 7 e, talvez, participará do revezamento que também será realizado em Brands. Serão três chances para que Alessandro Zanardi vire de vez uma lenda do esporte mundial.

Fonte e foto: paralympic.org


Conhecendo bem a carreira de Alessandro Zanardi, acredito que ele ganhará este ouro no HandCycling. É uma nova vida que descobriu depois daquele terrível acidente no oval de Lausitz e nas suas falas fica claro que, além de extremamente focado que está, ele também está apaixonado pelo esporte e isso conta muito numa competição.

Para mim que acompanho sua carreira desde os tempos da CART, onde ele costumava tirar coelhos da cartola, com ultrapassagens mirabolantes, recuperações espetaculares e duelos de cortar o fôlego, ficarei muito feliz se ele conquistar este título. Será a coroação da segunda chance que teve para viver e vem fazendo de modo explendido e marcante. Boa sorte, Alex Zanardi! 

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar