Últimas Notícias

Londres - História da cidade Olímpica de 2012 - Parte 6

Por Rodrigo Farias (@rodrigofarias27)



Durante o século XIX, Londres transformou-se na maior cidade do mundo e capital do Império Britânico. De um milhão de pessoas em 1800, a sua população disparou para 6,7 milhões no ano de 1900. Durante esse período, a cidade tornou-se a capital mundial do comércio, financeira e política. Essa posição foi soberana durante grande parte do século, sendo levemente rivalizada apenas a partir de 1880, com a concorrência de Paris – vivendo os efeitos da Belle Époque – e Nova York.

Apesar de toda a prosperidade em termos financeiros e políticos, Londres tornou-se também um local com péssimas condições sanitárias, com milhões de pessoas vivendo em condições precárias de higiene e de habitação. Em 1829, o secretário local de Londres e futuro primeiro-ministro, Roberto Peel, criou a Polícia Metropolitana, logo apelidada de “peelers”. Esse século é marcado também pela chegada das ferrovias, que permitiram o crescimento dos subúrbios londrinos, tal como Tottenham, nesse momento habitados por pessoas de classes mais abastadas.

A construção de grandes terminais ferroviários como King Cross, Waterloo e Euston permitiu que praticamente qualquer ponto de Londres pudesse ser alcançado por meio dos trens metropolitanos. Além disso, em 1863, outra grande inovação começou a ser feita na cidade: a construção do Metrô – também chamado de Underground ou Tube pelos londrinos – é o primeiro projeto do tipo no mundo. Alguns dos seus túneis foram usados como refúgio durante os bombardeios sofridos durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1855, o Metropolitan Board of Works (MBW), uma espécie de conselho municipal, foi criado com o objetivo de tornar a qualidade de vida em Londres melhor. Dentre seus objetivos, encontrar uma solução para os problemas sanitários da cidade era o principal. O meio inicial foi de jogar o lixo no rio Tâmisa; isso culminou no Grande Fedor (1858), em que Londres foi inteiramente tomada pelo cheiro de podre dos dejetos jogados no Rio. Após isso, o Parlamento autorizou a construção de galerias de esgoto, um projeto de Joseph Bazalguette. Seus 2100 km de canos são um dos maiores projetos da Engenharia no século XIX.

Como consequência, a cidade teve uma redução brutal no número de óbitos e também de epidemias, como a da cólera. Em 1851, a Grande Exibição, realizada no Cristal Palace, foi uma amostra que atraiu visitantes de todo o mundo e mostrou o tamanho do domínio imperial britânico. Esse domínio fez com que Londres atraísse um número muito grande de imigrantes de colônias inglesas e de partes mais pobres da Europa. Durante a Era Vitoriana, a emigração de irlandeses foi imensa, com estes chegando a serem 20% da população londrina. Judeus e asiáticos foram outros que também tiveram a capital inglesa como destino.

Em 1888, o novo Conselho de Londres foi criado, substituindo o antigo conselho e o Metropolitan Board of Works. O século XIX viu também serem erguidos uma série de construções que hoje são pontos turísticos na cidade, como o Big Ben, a Tower Bridge, as Casas do Parlamento e a Royal Albert Hall.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar