Últimas Notícias

Jogos (de video game) Olímpicos - Parte 2 - Track & Field e a saga Epyx

Por Felipe Andrade (@andrade_001)

Hoje, é o dia da segunda parte da mini-série de reportagens sobre os vídeo-games com tema dos Jogos Olímpicos. E nesta quinta, apresento-lhes o rival do Decathlon (jogo apresentado na primeira resenha da série), o jogo Track & Field e alguns jogos de computador da Epyx, que fez vários jogos com tema olímpico na década de 80.

Track & Field (1983) - Konami


Logo após o sucesso do jogo Decathlon, a Konami apostou em um jogo com estrutura semelhante ao jogo feito pela Activision. Nisso, surgiu o Track & Field. Foi lançado originalmente para Arcade, Atari 2600, Atari 8-bit, MSX, NES, Commodore 64, Amstrad CPC, Sharp X1, ZX Spectrum (posteriormente para Game Boy, celulares e o Nintendo DS), sem falar nos inúmeros video-games piratas (Polystation, por exemplo) que vem com 99999 jogos, mas que na verdade, emulam jogos do NES. A versão para NES teve ótima vendagem, enquanto para ZX Spectrum e Amstrad, a vendagem foi baixíssima.

O jogo era mais enxuto do que o Decathlon, haviam apenas 6 modalidades (e como o próprio nome do jogo já dá uma dica, só modalidades de atletismo): 100 metros rasos, 110 metros com barreiras, Salto em distância, Salto em altura, lançamento de martelo e lançamento de dardo. A vantagem em relação ao rival Decathlon é que sua jogabilidade não exigia tanto do controle.

Posteriormente, foram lançadas versões da Konami baseadas nesse jogo, como o Hyper Sports (que fora lançado aproveitando os Jogos Olímpicos de 1984) e Konami '88 (esse, lançado na época dos Jogos Olímpicos de 1988), mas que não tiveram o mesmo sucesso do pioneiro jogo da Konami.

Fique com um vídeo demonstrando o que é o jogo:



A "Saga" Epyx


Fundada em 1978, a finada Epyx inovou no conceito jogos de vídeo game com o tema olímpico, já que seu título Summer Games, de 1984 (aproveitando a época dos Jogos Olímpicos, em Los Angeles), foi o primeiro a sair do esquema do atletismo, e contou com outras modalidades. Nele haviam além dos 100 metros rasos e do salto com vara, tinham saltos ornamentais, ginástica artística, natação (estilo livre), tiro e remo. Esse título foi lançado originalmente para Commodore 64, Apple II, Atari 2600, Atari 7800, Atari 8-bit, Master System e ZX Spectrum. Posteriormente, foi lançado para Windows Mobile.

O jogo foi um sucesso, e apostando nisso, a Epyx lançou em 1985, a segunda versão do Summer Games. A única modalidade a ser repetida nesse jogo foi o remo, e as novas foram o salto triplo, salto em altura, lançamento de dardo, hipismo, esgrima, canoagem e ciclismo. Lançado para Commodore 64, Apple II, IBM PC, Atari ST, MS-DOS, Sinclair Spectrum, Amstrad CPC e Amiga, o jogo repetiu o sucesso do seu predecessor.

No mesmo ano de 1985, a Epyx lançou o jogo Winter Games, com a temática dos Jogos Olímpicos de Inverno (que ficará para outro post). Em 1986, a Epyx lançou World Games, que não tinha a ver com o tema olímpico, mas era sobre esportes praticados em determinados países, como sumô, rodeio e até arremesso de tora! No ano de 1987, mais um jogo esportivo fora do tema olímpico fora lançado, o Califórnia Games (ou Jogos de Verão na tradução feita pela Tec Toy, distribuidora do Master System no Brasil). Esse jogo vinha com esportes radicais, e provavelmente, foi o maior sucesso da empresa após o Summer Games.

Em 1988, a empresa tentou repetir o sucesso do Summer Games lançando o jogo "The Games: Summer Edition", época dos Jogos Olímpicos de 1988. E como ainda aconteciam os Jogos de Inverno no mesmo ano do de Verão, a empresa lançou "The Games: Winter Edition". Mas, apesar dos ótimos gráficos de ambos, infelizmente não fizeram sucesso, e foi o início da derrocada para a empresa, que ainda tentou lançar um console próprio em 1989 (o Lynx, que também não deu certo), e acabou comprada pela própria Atari.

Fique com alguns vídeos:

Summer Games (1984)

Winter Games (1985)

The Games: Summer Edition (1988)

Por hoje é só. Na quinta-feira que vem, trago os jogos relacionados as Olimpíadas de 1992 (inclusive, nesse ano foi lançado o primeiro jogo licenciado pelo COI) e 1996. Até mais ver!

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar