Últimas Notícias

2+0+1+2 perguntas para: Joice Silva


A nona entrevistada do 2+0+1+2 perguntas é a lutadora Joice Silva, que garantiu uma vaga nos Jogos Olímpicos duas semanas atrás, durante o Pré Olímpico Mundial de Luta, realizado na Finlândia.

Fale um pouco da sua vida e sua carreira na Luta Olímpica.

Oi, sou Joice Silva, atleta de Luta Olímpica desde 2001. Minha vida como atleta foi a realização de um sonho de criança. Sempre tive vontade de conhecer o mundo e representar meu país. No início da carreira conciliava os treinos com os estudos. Estudei enfermagem no Ensino Médio, no colégio república, antigo CEI e depois cursei Educação Física na Universidade Gama Filho e me formei. Após me formar me dediquei integralmente a Luta Olímpica e sempre treinei pensando em um dia poder participar de Jogos Olímpicos. Esse ano realizei mais um sonho com a classificação.

Com a vaga recém conquistada no Pré Olímpico Mundial da Finlândia, como planeja sua preparação visando Londres?

A minha preparação para Londres será planejada pelos meus treinadores. O local dos treinos, cargas, etc. A mim caberá executar tudo com dedicação máxima e foco; assistir vídeos das minhas adversárias e ser muito disciplinada.

Como se sente ao disputar a sua primeira Olimpíada e sendo a segunda mulher a disputar a Luta Feminina pelo Brasil (a primeira foi Rosângela Conceição em 2008)?

Estou me sentindo muito feliz. É uma satisfação muito grande que sinto de ter me classificado. Eu demorei a assimilar o grande feito que era essa classificação, pelo fato de não termos tradição aqui no Brasil neste esporte e também termos pouco apoio de iniciativas privadas e patrocinadores. O fato da Rosângela ter conseguido em 2008 me deu muita motivação para conseguir também. Ela foi muito guerreira e eu a admiro como atleta. Ela sempre acreditou em mim e me levou a Pequim com ela para que eu a ajudasse e visse como os Jogos Olímpicos acontecem.

Foi uma vaga conquistada no sufoco, na última oportunidade disponível. Como conseguiu manter o foco, e carimbar seu passaporte?

Foi rezando muito que consegui manter o foco até o último minuto. Muitas vezes me senti desanimada e o pensamento de que era muito difícil e distante vinha a minha mente e então eu rezava para que Deus me ajudasse a continuar acreditando. Além disso, meus treinadores, foram muito atenciosos Tb e sempre estavam repetindo para mim que eu poderia sim. Meu namorado também me ajudou a manter o foco, me lembrando que eu só tinha que pensar na classificação, que não poderia me distrair com mais nada. E assim eu fui continuando e acreditando que enquanto houvesse a chance eu não desistiria.

 Deixe algumas palavras para os leitores do blog.

O Brasil é um país muito bonito, de gente feliz e perseverante. Eu tenho orgulho de ser brasileira. Nós atletas somos a representação de toda uma nação. Quero poder dar muitas felicidades a esse povo que sofre e trabalha muito. Quero dizer aos leitores do blog que os Jogos Olímpicos serão emocionantes. Não percam e continuem torcendo pelo Brasil. Muito obrigada aos que já torcem há mais tempo.  Acreditem. Corram atrás de seus sonhos. Não aceitem um não como resposta. Abraços Joice Silva



1 Comentários

  1. Diego Romanelli21/5/12 7:48 PM

    te desejo toda sorte do mundo joicelita !!!

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar