Últimas Notícias

A modalidade da vez: Saltos Ornamentais



O salto ornamental é o esporte em que se salta de uma plataforma ou de um trampolim fazendo acrobacias antes de cair na água. Os saltos ornamentais fazem parte do programa Olímpico desde 1908. O salto ornamental feminino estreou nos jogos em Estocolmo 1912.

- Trampolim
O salto é executado de um trampolim 3 metros acima da água. O trampolim deve medir pelo menos 4,8 metros de extensão e 0,5m de largura. As notas dos sete juízes são multiplicados pelo coeficiente que é determinado pelo grau de dificuldade da execução do salto. Nos Jogos Olímpicos os 18 melhores saltadores se classificam da primeira fase para a semifinal e os 12 primeiros na semifinal se qualificam para a final. Os pontos obtidos na semifinal são somados aos da final. Na semifinal os saltadores dão cinco saltos e na final seis saltos.

- Plataforma
O salto é executado de uma plataforma que fica 10 metros acima da água. A plataforma deve ter 6 metros de extensão e 2 metros de largura. Nos Jogos Olímpicos a unica diferença da classificação da Plataforma para o Trampolim é na semifinal, em que os saltadores dão quatro ao invés de cinco saltos.

- Trampolim Sincronizado e Plataforma Sincronizada
Graças a boa audiência dos saltos ornamentais, o COI concordou em dobrar o numero de eventos introduzindo os saltos sincronizados. São nove juízes: cinco para a sincronização e quatro para execução  (dois juízes para cada atleta). As maiores e menores notas da sincronização e da execução são descartadas. As notas restantes são somadas e multiplicadas pela dificuldade do salto. oito pares de saltadores competem em cada um dos eventos.

- FATO

- Aileen Riggin e Helen Wainwright (USA) tinham apenas 14 anos de idade quando ganharam, respectivamente, as medalhas de Ouro e Prata nos Jogos Olímpicos da Antuérpia, em 1920.



Como vai ser em Londres: 
 
Quando será disputada: 29/7/2012 até 11/8/2012

Local: London Aquatics Centre

Como se qualifica :

- Saltos Individuais*

- doze primeiros colocados do Mundial de Esportes Aquáticos, em Shanghai (CHN)
- cinco campeões continentais
- dezoito semifinalistas da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, em Londres (GBR)

*Respeitando a cota máxima por país nas provas

- Saltos Sincronizados 

- três primeiros colocados do Mundial de Esportes Aquáticos, em Shanghai (CHN)
- quatro primeiros da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, em Londres (GBR)
- um do país sede.



Link:
http://en.wikipedia.org/wiki/Diving_at_the_2012_Summer_Olympics

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar